Motta não vai incluir anistia na pauta da Câmara desta semana, diz Lindbergh
Segundo Lindbergh, a anistia aos condenados pelos atos do 8/1 não pode ser votada em nenhum momento é inconstitucional
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), disse na tarde desta terça-feira, 2, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou a ele que não vai incluir o projeto de lei da anistia na pauta do plenário desta semana e da próxima. A oposição pressiona para que Motta paute.
“Eu sei que tem uma pressão por parte do PL. Estive com o presidente Hugo Motta. Vai ter uma reunião de líderes daqui a pouco, mas eu já posso antecipar que essa discussão da anistia não vai ser pautada. Vamos ter uma pauta tranquila esta semana. Tem vários projetos sobre o tema da fome que estão pautados, tem uma discussão sobre INSS”, declarou o petista a jornalistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Mas eu posso aqui adiantar para todos que apesar da pressão, não vamos votar a anistia no dia de hoje. Está havendo um julgamento no STF, seria uma interferência completamente indevida. Então já posso adiantar que não vai ter esta pauta da anistia esta semana”, complementou, se referindo ao julgamento da ação penal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas são réus por tentativa de golpe de Estado.
Por outro, Lindbergh disse se preocupar que há “toda uma construção” para pautar a anistia depois do julgamento. “Ontem teve visita do ex-presidente [Arthur] Lira ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Tem uma articulação que envolve o governador de São Paulo. Para mim isso é um absurdo porque é inconstitucional”.
Para o petista, a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 não pode ser votada em nenhum momento e, em qualquer momento, é inconstitucional.
“As condições para votarem depois eles estão construindo à luz do dia, com participação do governador de São Paulo, com movimentação dos grandes partidos, e isso é uma desmoralização. Para mim é uma desmoralização de tudo que está acontecendo no Brasil”, criticou.
Lindbergh ainda chamou de “absurdo” o “papel” do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de ir a Brasília para conduzir negociações pela anistia.
“Para mim tem uma movimentação para o Tarcísio querer virar candidato do Bolsonaro só. E é uma articulação de vários partidos”, afirmou o líder do PT.
Também em suas palavras, “tem gente querendo se aproveitar para consolidar uma candidatura presidencial com essa troca, com a votação de um projeto de anistia”.
Pauta principal
Mais cedo, o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS) disse que a anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 é a “pauta principal“ dos oposicionistas na Casa, neste momento.
“Hoje a nossa pauta principal é conversar agora, confirmar o apoiamento que já temos dos líderes das maiores bancadas, e também, às 14h, na reunião de líderes, vamos conversar com o presidente Hugo Motta, pois a anistia precisa ser pautada esta semana”, pontuou Zucco ainda.
“Entendemos que já está construído com os demais partidos, que temos votos de plenário e não há motivo para a gente não pautar, até para mostrar que a sociedade brasileira está querendo virar a página, virar a página é aprovar a anistia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)