Não é por falta de aviso. O Rio é o Brasil de amanhã

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Não é por falta de aviso. O Rio é o Brasil de amanhã

avatar
Ricardo Kertzman
4 minutos de leitura 29.10.2025 08:40 comentários
Análise

Não é por falta de aviso. O Rio é o Brasil de amanhã

Só não irá passar esse Brasilzão Véi de Guerra. Porque, por alguma razão, gostamos de mantê-lo exatamente assim, como está

avatar
Ricardo Kertzman
4 minutos de leitura 29.10.2025 08:40 comentários 10
Não é por falta de aviso. O Rio é o Brasil de amanhã
Foto: RS/Fotos Públicas
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Sou de uma geração que viu serem romantizados os pivetes cariocas dos anos 1970 e 1980, que cresceram e passaram a aterrorizar os banhistas nas praias fluminenses com arrastões assustadores.

Sou de uma geração que viu ser tratado com descaso e cumplicidade o surgimento das facções organizadas na Cidade Maravilhosa, que, anos depois, expandiram fronteiras para São Paulo e o resto do país.

Sou de uma geração que cresceu oprimida pela pregação radical da esquerda festiva por supostos “direitos humanos” e o politicamente correto.

O Brasil é um disco arranhado

Sou de uma geração que, antes, era atacada por trombadinhas armados com canivetes e cacos de vidro, mas, hoje, por homens com fuzis, granadas e… drones!

Sou de uma geração que já desistiu de enxergar um futuro melhor (também) no combate à violência urbana.

O que aconteceu ontem, no Rio de Janeiro, a despeito de não ser novidade – ao contrário, é um filme pra lá de velho e repetido -, prova e comprova que o Brasil foi tomado pelo crime organizado, ainda que autoridades cínicas, hipócritas e demagogas, como o prefeito Eduardo Paes, o ministro Ricardo Lewandowski, o governador Cláudio Castro, o presidente Lula e tantos outros que ousam sair com o discurso falacioso “Tudo está sob controle”, “Não nos curvaremos ao crime organizado”, ou correr aos holofotes para anunciar – mais um! – inútil “plano emergencial de combate ao crime organizado”, insistam em tentar tapar o sol com a peneira, já toda rasgada por tiros de AR-15, minimizando e relativizando o que já é insuportável e inaceitável.

Tudo sempre passará

O Brasil não é um Estado falido apenas moral e civicamente, onde a corrupção, o fisiologismo, o corporativismo e toda sorte de mazelas públicas imperam historicamente. É uma nação onde, não raro, quem tem poder – por incompetência, comodismo, interesse ou mau-caráter – mancomuna-se ao crime, seja o tráfico de drogas, a sonegação fiscal, o roubo de cargas, o contrabando de armas, a compra de votos (no Legislativo) ou de sentenças (no Judiciário).

Enquanto nos morros traficam-se drogas e armas, por diversos gabinetes em Brasília – e em boa parte das assembleias estaduais e câmaras municipais, bem como em alguns tribunais de primeira e segunda instâncias – traficam-se favores, ou melhor, negócios, já que favor é uma “ação gratuita”. Sem falar em tantas autarquias, empresas estatais e em praticamente cada órgão público deste triste pedaço de chão esquecido por Deus.

Há quase 40 anos, eu, Ricardo, já ficava “preso”, inúmeras vezes, na empresa em que trabalhava, na Avenida Itaóca, em Bonsucesso, ao lado do Complexo do Alemão. A diretoria era obrigada a pagar “pedágio” e “segurança” aos criminosos. Ou seja, nenhuma novidade no front. Por isso, essa nova crise irá passar; e outra virá. O escândalo do INSS irá passar, como passaram o mensalão, o petrolão, os anões do orçamento, o Banestado, a Coroa-Brastel. E outros virão.

Somos assim e gostamos assim

Eduardo Paes e Cláudio Castro vão passar, como passaram Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Anthony e Rosinha Garotinho, Moreira Franco e Leonel Brizola.

Lula – um dia! – vai passar, como passaram Bolsonaro, Dilma, FHC, Itamar e Sarney.

Só não irá passar esse Brasilzão Véi de Guerra. Porque, por alguma razão, gostamos de mantê-lo exatamente assim, como está. Talvez para podermos reclamar depois e dizer: “Alguém tem de fazer alguma coisa.”

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
2

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
3

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico
4

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin
5

Rachel Sheherazade perde processo contra SBT

Rachel Sheherazade perde processo contra SBT
6

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio
7

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
8

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
9

GSI designa major “Fulano de Tal” como assistente na segurança de Lula

GSI designa major “Fulano de Tal” como assistente na segurança de Lula
10

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
1

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
2

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico
3

PEC 6x1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6x1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
4

Crusoé: "Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Crusoé: "Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo
5

Jaques Wagner tenta encontro com Lula após operação da PF

Jaques Wagner tenta encontro com Lula após operação da PF
6

GSI designa major "Fulano de Tal" como assistente na segurança de Lula

GSI designa major "Fulano de Tal" como assistente na segurança de Lula
7

De Toni quer que sociedade julgue crimes de colarinho branco

De Toni quer que sociedade julgue crimes de colarinho branco
8

Irã aceitará "grandes inspeções" nucleares, diz Trump

Irã aceitará "grandes inspeções" nucleares, diz Trump
9

Crusoé: O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Crusoé: O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira
10

O que faria um eleitor abandonar seu candidato?

O que faria um eleitor abandonar seu candidato?
1

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/06/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/06/2026
2

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
3

Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump

Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump
4

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
5

Cada vez mais cubanos fogem para o… Brasil

Cada vez mais cubanos fogem para o… Brasil
6

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
7

Japão encarece a entrada de turistas no país

Japão encarece a entrada de turistas no país
8

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
9

Mudança em grupo de investigadores da Operação Compliance Zero vira alvo de cobrança na Câmara

Mudança em grupo de investigadores da Operação Compliance Zero vira alvo de cobrança na Câmara
10

PF mapeia contatos de Daniel Vorcaro com núcleos do governo e da oposição em Brasília

PF mapeia contatos de Daniel Vorcaro com núcleos do governo e da oposição em Brasília

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

crime organizado Rio de Janeiro
< Notícia Anterior

Como uma planta pode realmente produzir ouro?

29.10.2025 00:00 4 minutos de leitura
Como uma planta pode realmente produzir ouro?
Próxima notícia >

Vai reformar o banheiro? Esses revestimentos vão deixar seu ambiente muito mais moderno

29.10.2025 00:00 4 minutos de leitura
Vai reformar o banheiro? Esses revestimentos vão deixar seu ambiente muito mais moderno
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Sandra

29.10.2025 19:19

Marian quem vai embora pra um lugar mais tranquilo se sente expulsa da sua cidade, é um sentimento que não acaba, e apesar de uma ação não resolver, fica a esperança que venham outras e que mais a frete transformem as cidades em um lugar seguro, onde os moradores não precisem ir pra outra cidade que seja mais segura.


MARCIO PEREIRA DE ALMEIDA

29.10.2025 19:02

Acho que o L E Rezende Caracik não percebeu o potencial perigo envolvido no monitoramento do PIX!


Ita

29.10.2025 17:47

Falou também por min, acredito também, por muitos. Valeu!


MILLA CANIÇALI BONATES

29.10.2025 17:29

Ainda creio que a maioria dos brasileiros são bons, mas exaltamos os maus, esse é um dos motivos pelos quais ninguém mais quer ingressar na política. Não sou política, nem filiada, mas não gosto de ler notícias que passam a impressão de que o Brasil não tem mais jeito. Só não há jeito ainda para a morte.


João Bento Corrêa Lima

29.10.2025 16:28

E as alegações dos governos etadadual do Rio e Federal (Ministro da Justiça)... São como as do sujo falando do mal lavado.


Cássio Reis Grego

29.10.2025 14:13

Mais uma vez brilhante, Ricardo.


Rosa

29.10.2025 12:53

Perfeito. É assim que me sinto também. E me culpo também , pelo final do texto.


Luis Eduardo Rezende Caracik

29.10.2025 12:07

Ricardo, o Brasil está perdendo de 7 a 0 para o crime organizado. Enquanto isso a PEC da segurança está emperrada no congresso. Se andar, provavelmente será deformada como o foi a Reforma tributária. Iniciativas sérias, como o monitoramento dos PIX, irresponsavelmente atacada e derrubada por Nikolas Ferreira, por muitos considerado um herói na ocasião, mas que apenas se serviu dela para ganhar dinheiro com cliques em seus vídeos sem nem perceber a besteira que estava fazendo - um deputado federal!!! Melhor estaria a sociedade brasileira se estivesse olhando mais para o congresso e exigindo deles leis e soluções melhores. Caso contrário não haverá balas que cheguem!


Igor Goes Tavares

29.10.2025 11:25

Hoje tiros e drones, amanhã churrasco e cerveja e assim seguimos.


Miguel Constance Martins

29.10.2025 10:41

Ai se apresenta um relato histórico de como tem andado a carruagem. Até agora, pelo relato, a criminalidade só tem aumentado. E, é triste constatar que o modelo político existente não apresenta solução!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Sandra

29.10.2025 19:19

Marian quem vai embora pra um lugar mais tranquilo se sente expulsa da sua cidade, é um sentimento que não acaba, e apesar de uma ação não resolver, fica a esperança que venham outras e que mais a frete transformem as cidades em um lugar seguro, onde os moradores não precisem ir pra outra cidade que seja mais segura.


MARCIO PEREIRA DE ALMEIDA

29.10.2025 19:02

Acho que o L E Rezende Caracik não percebeu o potencial perigo envolvido no monitoramento do PIX!


Ita

29.10.2025 17:47

Falou também por min, acredito também, por muitos. Valeu!


MILLA CANIÇALI BONATES

29.10.2025 17:29

Ainda creio que a maioria dos brasileiros são bons, mas exaltamos os maus, esse é um dos motivos pelos quais ninguém mais quer ingressar na política. Não sou política, nem filiada, mas não gosto de ler notícias que passam a impressão de que o Brasil não tem mais jeito. Só não há jeito ainda para a morte.


João Bento Corrêa Lima

29.10.2025 16:28

E as alegações dos governos etadadual do Rio e Federal (Ministro da Justiça)... São como as do sujo falando do mal lavado.


Cássio Reis Grego

29.10.2025 14:13

Mais uma vez brilhante, Ricardo.


Rosa

29.10.2025 12:53

Perfeito. É assim que me sinto também. E me culpo também , pelo final do texto.


Luis Eduardo Rezende Caracik

29.10.2025 12:07

Ricardo, o Brasil está perdendo de 7 a 0 para o crime organizado. Enquanto isso a PEC da segurança está emperrada no congresso. Se andar, provavelmente será deformada como o foi a Reforma tributária. Iniciativas sérias, como o monitoramento dos PIX, irresponsavelmente atacada e derrubada por Nikolas Ferreira, por muitos considerado um herói na ocasião, mas que apenas se serviu dela para ganhar dinheiro com cliques em seus vídeos sem nem perceber a besteira que estava fazendo - um deputado federal!!! Melhor estaria a sociedade brasileira se estivesse olhando mais para o congresso e exigindo deles leis e soluções melhores. Caso contrário não haverá balas que cheguem!


Igor Goes Tavares

29.10.2025 11:25

Hoje tiros e drones, amanhã churrasco e cerveja e assim seguimos.


Miguel Constance Martins

29.10.2025 10:41

Ai se apresenta um relato histórico de como tem andado a carruagem. Até agora, pelo relato, a criminalidade só tem aumentado. E, é triste constatar que o modelo político existente não apresenta solução!



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé