“Careca do INSS” é intimado e deve depor à CPMI em setembro
CPMI do INSS já pediu também a prisão preventiva do lobista e acesso aos registros de entrada dele no Congresso Nacional
O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), informou nesta quinta-feira, 4, que o lobista conhecido como “Careca do INSS” e o empresário Maurício Camisotti já foram intimados da convocação para depor ao colegiado. Ainda de acordo com o parlamentar, os depoimentos devem ocorrer neste mês.
“Alguns veículos de comunicação estão noticiando que não houve a intimação ou que está havendo alguma dificuldade de intimação do Camisotti e também do Careca. Eu quero aqui informar que já houve a intimação tanto do Camisotti como da Careca do INSS“, afirmou Duarte Jr.
A previsão é que o depoimento do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes (nome do Careca) ocorra em 15 de setembro, e o de Camisotti, que é vinculado a Antunes e está por trás de entidades que fizeram descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões, em 18 de setembro.
Ainda nesta quinta, a CPMI aprovou requerimentos para que a Câmara dos Deputados e o Senado forneçam relatórios completos dos registros de entrada do Careca do INSS em suas respectivas dependências. O colegiado quer que os registros contemplem o período entre janeiro de 2019 e julho de 2025.
Os parlamentares querem saber com quem o lobista esteve no Congresso, quando e quantas vezes.
Na última segunda-feira, 1º, o advogado Eli Cohen disse, em depoimento à CPMI, que Antônio Carlos Camilo Antunes fornecia ilegalmente dados de aposentados e pensionistas à Ambec, Cebap e Unsbras, para que elas fizessem descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Camisotti é responsável pelas entidades.
Após a fala de Cohen, na mesma data, o colegiado aprovou um requerimento para que a Justiça decrete a prisão preventiva do lobista e do empresário.
Outros depoimentos
Na próxima segunda-feira, 8, a CPMI deve ouvir o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi, e na próxima quinta-feira, 11, o ex-ministro do Trabalho e Previdência José Carlos Oliveira.
O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (PDT-MG), disse nesta quinta-feira que Lupi, que é presidente da sigla, não está preocupado com seu depoimento na CPMI e, na ocasião, falará “tudo que necessário for”. Heringer falou com exclusividade a O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCEL SILVIO HIRSCH
04.09.2025 19:26Quando vão intimar o irmão do lula?