Governo Lula melhorou a comunicação até demais
Palácio do Planalto deixou mais claros os “vícios insanáveis” da gestão petista na megalicitação aberta para combater fake news (dos outros). O Antagonista não apenas soube do resultado antes, como alertou para os riscos com ainda mais antecedência
Diante da divulgação de uma série de pesquisas que mostravam queda na popularidade de Lula (à direita na foto), seu governo chegou à conclusão de que a população brasileira não estava bem informada sobre as virtudes da gestão petista. Na tentativa de combater as mentiras que imaginava estarem prejudicando a imagem do presidente, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta (à esquerda na foto), acabou comunicando, com uma limpidez muito além do calculado, a essência dos “vícios insanáveis” do governo Lula.
O partido Novo classificou assim, como “vícios insanáveis”, o que O Antagonista revelou ao mostrar que conhecia com um dia de antecedência o resultado da megalicitação de comunicação aberta com a intenção de melhorar a popularidade de Lula. O governo petista nunca foi tão transparente em sua falta de transparência, lembrando, mesmo para quem tenta apagar o passado, tudo o que eles fizeram nos verões passados — e indicando que pretendem continuar fazendo.
Quando começou a circular a informação de que o Planalto abriria a maior licitação da história para comunicação, este site soou o alerta: “Quando ouve falar em 200 milhões de reais do governo do PT para agência de publicidade, O Antagonista lembra que, no mensalão, a propina era escoada para os bolsos dos parlamentares a partir de contratos com uma agência de publicidade, comandada por Marcos Valério”. O resto é história.
Melhorou a comunicação…
Na reação à queda de popularidade, o governo convocou Sidônio Palmeira, responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2022. O marqueteiro deu seu diagnóstico — “Comunicação sem amor, vontade, tesão, sem brilho não vai a lugar nenhum” — e Lula passou duas semanas falando em milagres e Deus sempre que podia, de olho no voto dos evangélicos.
Ironicamente, o criticado Paulo Pimenta acabaria se tornando o responsável por melhorar a comunicação do governo, mas não exatamente no combate às “fake news” dos críticos de Lula. O ministro da Secom fez mais do que poderia esperar o maior dos opositores do governo: jogou luz sobre as fake news do próprio petismo.
Agora, o Tribunal de Contas da União (TCU) prepara investigação sobre a licitação que apontou quatro agências amigas do PT como as melhores para lidar com redes sociais e fake news em nome de Lula, após a provocação e os questionamentos de uma dezena de parlamentares, entre eles um da base do próprio governo.
E se o problema for Lula?
A megalicitação foi resolvida em menos de dois meses e premiou empresas de pouco histórico de atuação no serviço publico — tanto que duas delas foram desqualificadas por falta da documentação necessária e 16 das derrotadas já anunciaram que vão recorrer do resultado.
Como já tínhamos alertado, talvez o problema do governo Lula seja o próprio Lula. Nesse caso, melhorar a comunicação e expor com mais clareza o que de fato o presidente tem feito, como fez involuntariamente o ministro da Secom, não fará exatamente bem para a popularidade do petista.
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