Governo Lula melhorou a comunicação até demais
Palácio do Planalto deixou mais claros os “vícios insanáveis” da gestão petista na megalicitação aberta para combater fake news (dos outros). O Antagonista não apenas soube do resultado antes, como alertou para os riscos com ainda mais antecedência
![avatar](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/07/Rodolfo-Borges.webp)
![Governo Lula melhorou a comunicação até demais](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/04/ja09824-scaled-e1714244790452-1024x604.jpeg)
Diante da divulgação de uma série de pesquisas que mostravam queda na popularidade de Lula (à direita na foto), seu governo chegou à conclusão de que a população brasileira não estava bem informada sobre as virtudes da gestão petista. Na tentativa de combater as mentiras que imaginava estarem prejudicando a imagem do presidente, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta (à esquerda na foto), acabou comunicando, com uma limpidez muito além do calculado, a essência dos “vícios insanáveis” do governo Lula.
O partido Novo classificou assim, como “vícios insanáveis”, o que O Antagonista revelou ao mostrar que conhecia com um dia de antecedência o resultado da megalicitação de comunicação aberta com a intenção de melhorar a popularidade de Lula. O governo petista nunca foi tão transparente em sua falta de transparência, lembrando, mesmo para quem tenta apagar o passado, tudo o que eles fizeram nos verões passados — e indicando que pretendem continuar fazendo.
Quando começou a circular a informação de que o Planalto abriria a maior licitação da história para comunicação, este site soou o alerta: “Quando ouve falar em 200 milhões de reais do governo do PT para agência de publicidade, O Antagonista lembra que, no mensalão, a propina era escoada para os bolsos dos parlamentares a partir de contratos com uma agência de publicidade, comandada por Marcos Valério”. O resto é história.
Melhorou a comunicação…
Na reação à queda de popularidade, o governo convocou Sidônio Palmeira, responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2022. O marqueteiro deu seu diagnóstico — “Comunicação sem amor, vontade, tesão, sem brilho não vai a lugar nenhum” — e Lula passou duas semanas falando em milagres e Deus sempre que podia, de olho no voto dos evangélicos.
Ironicamente, o criticado Paulo Pimenta acabaria se tornando o responsável por melhorar a comunicação do governo, mas não exatamente no combate às “fake news” dos críticos de Lula. O ministro da Secom fez mais do que poderia esperar o maior dos opositores do governo: jogou luz sobre as fake news do próprio petismo.
Agora, o Tribunal de Contas da União (TCU) prepara investigação sobre a licitação que apontou quatro agências amigas do PT como as melhores para lidar com redes sociais e fake news em nome de Lula, após a provocação e os questionamentos de uma dezena de parlamentares, entre eles um da base do próprio governo.
E se o problema for Lula?
A megalicitação foi resolvida em menos de dois meses e premiou empresas de pouco histórico de atuação no serviço publico — tanto que duas delas foram desqualificadas por falta da documentação necessária e 16 das derrotadas já anunciaram que vão recorrer do resultado.
Como já tínhamos alertado, talvez o problema do governo Lula seja o próprio Lula. Nesse caso, melhorar a comunicação e expor com mais clareza o que de fato o presidente tem feito, como fez involuntariamente o ministro da Secom, não fará exatamente bem para a popularidade do petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)