Fórmula 1: Piastri sobe, Norris desce
Oscar Piastri vence novamente e assume a liderança do campeonato da Fórmula 1

O GP da Arábia Saudita foi um marco para Oscar Piastri. O australiano venceu a corrida de domingo com autoridade, assumindo a liderança do campeonato da Fórmula 1 e consolidando a McLaren como força dominante. A prova, marcada por um safety car na volta 1 e uma penalidade de 5 segundos a Max Verstappen, viu a Ferrari subir ao pódio e a Mercedesl perder terreno. Aqui está a análise, com foco na corrida principal, destacando quem ganhou e quem perdeu, seguida pelo resultado completo.
QUEM GANHOU:
Oscar Piastri foi seguro. Largando em segundo, o australiano aproveitou a penalidade de Verstappen, que cortou a primeira curva para liderar, vencendo pela terceira vez em 2025. Sua vitória o colocou no topo do campeonato, o primeiro australiano a liderar desde Mark Webber, em 2010, e consolidou a McLaren-Mercedes como favorita ao título.
Charles Leclerc brilhou na Ferrari. Terceiro lugar, a 8,104s de Piastri, foi o primeiro pódio da Scuderia no ano. Largando em quarto, o monegasco gerenciou pneus duros com perfeição, resistindo à pressão de Norris, e deu esperança aos tifosi, mesmo com o SF-25 ainda inferior às rivais.
Carlos Sainz parece mostrar que finalmente se adaptou ao carro da Williams, com isso não só chegou ao oitvo lugar como ainda garantiu vácuo e DRS para seu companheiro Alex Albon chegar logo atrás de si sem ser ultrapassado pela Racing Bull de Isack Hadjar que era claramente mais rápida.
Alexander Albon levou a Williams a um bom nono lugar, a 1:06.515s, marcou pontos valiosos após largar em 11º. Albon superou rivais como Alonso e Lawson, mostrando consistência e dando à Williams-Mercedes um alento.
QUEM PERDEU:
Max Verstappen saiu frustrado. Largando da pole, o holandês cortou a chicane na curva 1, recebendo uma penalidade de 10 segundos que o relegou ao segundo lugar, a 2,843s de Piastri. Apesar do ritmo competitivo da Red Bull-Honda RBPT, ele caiu para terceiro no campeonato, 18 pontos atrás de Piastri.
Lando Norris limitou danos. Depois de errar ebater na classificação, o quarto lugar foi bastante razoável. ele ainda cravou a volta mais rápida (1:31.778), que não soma mais o ponto extra, mas ainda assim caiu para segundo no campeonato da Fórmula 1, 10 pontos atrás de Piastri, após um GP onde o “ar sujo” limitou ultrapassagens.
Lewis Hamilton teve um dia difícil. Sétimo lugar, a 39,073s, foi decepcionante após largar em sétimo. O heptacampeão descreveu a corrida como “frustrante”, lamentando a falta de ritmo do SF-25 e a dificuldade de adaptação à Ferrari, mesmo somando pontos.
Mercedes decepcionou como equipe. Apesar do quinto lugar de Russell, que falei acima, e de Kimi Antonelli terminar em sexto, ambos estiveram fora da real disputa pelo pódio, marcando o pior desempenho da temporada. Toto Wolff admitiu que o carro “não tinha ritmo”, e a equipe precisa de bons ajustes para voltar a brigar por pódios.
Aston Martin segue claramente inferior à maioria das rivais, não consegue pontuar há 3 corridas, lembrando que os pontos nas duas primeiras etapas foram totalmente circuntanciais. Precisa voltar para casa e entender o que etá errado no carro e na fábrica, pois Alonso não é milagreiro e Stroll menos ainda.
A McLaren domina esse início de 2025, com Piastri liderando e Norris como vice ainda sem se adaptar tão bem ao carro, enquanto Verstappen e a Red Bull sofrem com erros. A Ferrari celebra o pódio de Leclerc, mas precisa evoluir o carro. Mercedes decepciona, e equipes como Williams, Haas e Alpine lutam no fundo. O próximo GP, em Miami, será interessante para ver se alguém virá com novidades para mudar a ordem das coisas na Fórmula 1.
Resultado Completo do GP da Arábia Saudita de 2025:
- Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) – 50 voltas
- Max Verstappen (Red Bull-Honda RBPT) – 50 (+2.843s)
- Charles Leclerc (Ferrari) – 50 (+8.104s)
- Lando Norris (McLaren-Mercedes) – 50 (+9.196s)
- George Russell (Mercedes) – 50 (+27.236s)
- Kimi Antonelli (Mercedes) – 50 (+34.688s)
- Lewis Hamilton (Ferrari) – 50 (+39.073s)
- Carlos Sainz (Williams-Mercedes) – 50 (+1:04.630s)
- Alexander Albon (Williams-Mercedes) – 50 (+1:06.515s)
- Isack Hadjar (Racing Bulls-Honda RBPT) – 50 (+1:07.091s)
- Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes) – 50 (+1:15.917s)
- Liam Lawson (Racing Bulls-Honda RBPT) – 50 (+1:18.451s)
- Oliver Bearman (Haas-Ferrari) – 50 (+1:19.194s)
- Esteban Ocon (Haas-Ferrari) – 50 (+1:39.723s)
- Nico Hülkenberg (Sauber-Ferrari) – 49 (+1 volta)
- Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) – 49 (+1 volta)
- Jack Doohan (Alpine-Renault) – 49 (+1 volta)
- Gabriel Bortoleto (Sauber-Ferrari) – 49 (+1 volta)
Yuki Tsunoda (Red Bull-Honda RBPT) – DNF (acidente)
Pierre Gasly (Alpine-Renault) – DNF (acidente)
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