Como Lula e Bolsonaro fortaleceram o Centrão do STF Como Lula e Bolsonaro fortaleceram o Centrão do STF
O Antagonista

Como Lula e Bolsonaro fortaleceram o Centrão do STF

avatar
Felipe Moura Brasil
4 minutos de leitura 21.12.2023 14:41 comentários
Análise

Como Lula e Bolsonaro fortaleceram o Centrão do STF

“Jair Bolsonaro é a cortina de fumaça do sistema” foi o título do meu artigo publicado em 10 de agosto de 2021, mais de um ano antes da eleição vencida por Lula. O mercado da comunicação estava dividido entre...

avatar
Felipe Moura Brasil
4 minutos de leitura 21.12.2023 14:41 comentários 0
Como Lula e Bolsonaro fortaleceram o Centrão do STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

“Jair Bolsonaro é a cortina de fumaça do sistema” foi o título do meu artigo publicado em 10 de agosto de 2021, mais de um ano antes da eleição vencida por Lula.

O mercado da comunicação estava dividido entre a ala lulista, que só apontava o perigo da extrema-direita, e a ala bolsonarista, que só apontava o perigo do Tribunal Superior Eleitoral. A realidade, no entanto, não era binária.

A dupla Gilmar Mendes e Arthur Lira comandava no STF e na Câmara dos Deputados, com apoio de Dom Bolsonaro del Centrão, o desmantelamento do combate à corrupção e o fortalecimento do toma lá dá cá, enquanto posava de defensora “da moderação e da democracia” diante dos arroubos do então presidente contra urnas eletrônicas, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso e moinhos de vento.

Bolsonaro, com seu filho Flávio denunciado, já havia buscado “aliança, café e pizza com Dias Toffoli e Gilmar”, garantindo blindagem mútua contra a CPI da Lava Toga e investigações de peculato, não sem distribuir boquinhas a aliados dos ministros, como André Mendonça e José Levi, no governo; ao primo do decano, Francisval Dias Mendes, na Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça; e ao advogado dele, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, em grupo da Corte IDH.

“A frente ampla pela impunidade une a família Bolsonaro, Lula, outros petistas, velhos tucanos, o Centrão e alas de tribunais superiores e da imprensa, mas ataques ostensivos e caricaturais ao processo democrático, não. Por isso, Dom Bolsonaro – o presidente que mais paga emendas ao Congresso (41,1 bilhões de reais) e o que menos aprova projetos (83) – é a cortina de fumaça ideal da velha política e de seus protetores. Porque, quixotesco, ele ataca, por fora, o sistema que ele próprio fortalece por dentro.”

O tempo só confirmou que o sistema fortalecido por Bolsonaro foi usando cada vez mais a cortina de fumaça fornecida por ele e potencializada pelo 8 de janeiro para encobrir seus escambos transinstitucionais, aceitos como arranjos naturais da democracia ou tolerados como compensação devida pelo seu alegado salvamento.

Em 31 de maio de 2023, resumi no X o primeiro ano do quinto mandato petista: “Os ministros responsáveis pela ‘articulação política’ do governo Lula são do Supremo.”

De lá para cá, frisando que o oposto do golpe de Estado não é o conchavo, fiz outras análises dos lobbies entre Lula e STF, apontando as nomeações de aliados de Moraes no TSE, de Gilmar no Cade, de ambos na PGR e de Kassio Nunes Marques no TRF-1, bem como a atuação governista do Supremo, por exemplo contra a lei das estatais.

O empresariado não ficou de fora do jogo. No artigo “O eixo Lula-Joesley-Lewandowski”, publicado em 11 de dezembro, afirmei que “Joesley Batista sabe escolher advogados, consultores e juízes. Quem paga caro é o Brasil.” Nove dias depois, Dias Toffoli entrou no eixo, decidindo aliviar a multa de R$ 10,3 bilhões da J&F, que, além de contar com o ministro aposentado Ricardo Lewandowski como parecerista, conta com a esposa do próprio Toffoli, Roberta Rangel, em seu quadro de advogados.

Em agosto, o ministro do STF havia votado a favor da possibilidade de juízes julgarem casos de clientes de suas esposas, o que fora descrito pela ex-ministra do STJ Eliana Calmon, no Papo Antagonista, como o “acasalamento perfeito” entre poder econômico no escritório e político no Judiciário. Em 2018, Crusoé já havia publicado uma matéria de capa, “A mesada de Toffoli”, apontando que sua esposa repassava 100 mil reais a ele todo mês em uma conta do Banco Mercantil. Foi no inquérito das fake news, aberto de ofício pelo próprio ministro, que o relator Moraes suspendeu, em 2019, uma apuração da Receita que poderia detalhar as transações financeiras de Roberta.

A ala da opinião pública manipulada pela propaganda do sistema, que espalha sua fumaça por meio de emissoras de TV e rádio, não consegue entrever a relação entre todos esses fatos e episódios. Quem lê o jornalismo independente, no entanto, sabe que, desde o momento em que políticos investigados passaram a depender do Supremo, a democracia vem sendo vorazmente corroída por dentro, por trás de todas as cortinas.

Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, e Lula: uma aliança (quase) sem limites

Lobbies entre Lula e STF corroem a democracia

O eixo Lula-Joesley-Lewandowski

Brasil

Ex-BBBs alegam obstáculos em carreiras de influencer

28.04.2024 22:00 3 minutos de leitura
Visualizar

China investe na guarda militar visando futuras guerras

Visualizar

West Ham oferece R$ 100 milhões por Wesley, do Corinthians

Visualizar

Nova regra para combater a cera dos goleiros no futebol

Visualizar

Indústria na China segue sem reagir

Visualizar

Japão vai construir muro em frente a Monte Fuji

Visualizar

Tags relacionadas

Alexandre de Moraes André Mendonça Centrão corrupção cortina de fumaça democracia Dias Toffoli Escambo Gilmar Mendes governo impunidade Jair Bolsonaro José Levi Lava Jato LOBBY Lula STF toma lá dá cá
< Notícia Anterior

Deputados contra a troca de mensagens por crianças em videogames

21.12.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Autor de ataque em Praga era universitário de 24 anos

21.12.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Felipe Moura Brasil

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Governo Lula melhorou a comunicação até demais

Governo Lula melhorou a comunicação até demais

Rodolfo Borges
28.04.2024 09:53 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Os perigos de governar com o STF

Os perigos de governar com o STF

Rodolfo Borges
27.04.2024 11:24 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Com Lula e Pacheco no ringue, torça pela briga

Com Lula e Pacheco no ringue, torça pela briga

Carlos Graieb
26.04.2024 18:03 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
STF ajuda a mascarar problema nas contas públicas

STF ajuda a mascarar problema nas contas públicas

Rodrigo Oliveira
26.04.2024 16:35 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.