Tarcísio visita Bolsonaro em Brasília
Governador de São Paulo e ex-presidente devem discutir sobre o projeto de lei que concede anistia e as eleições de 2026
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, nesta segunda-feira, 29. O político do PL cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
A visita foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e, segundo a assessoria de imprensa do governador, ocorrerá após as 12h. Pela decisão de Moraes, Tarcísio pode visitar Bolsonaro no período das 9h às 18h.
No encontro, um dos assuntos que devem discutir é o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta tem como relator na Câmara o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que pretende apresentar um substitutivo que apenas reduza pena de condenados, em vez de conceder um perdão. Essa ideia de um projeto sobre dosimetria, porém, é rejeitada pelo Partido Liberal (PL) e Bolsonaro, que querem uma anistia.
Parlamentares bolsonaristas convocaram uma “Caminhada pela Anistia” para 7 de outubro, em Brasília. O ato contará com a presença de familiares de réus e presos do 8 de janeiro de 2023.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, deputados federais e senadores aparecem chamando os apoiadores para a manifestação.
“7 de outubro, terça-feira, em Brasília. A partir das 16 horas, com saída em frente à Catedral. Caminha da anistia. Os artistas são as famílias das pessoas injustiçadas”, diz o pastor Silas Malafaia, em trecho do vídeo, debochando do ato realizado por artistas da MPB contra a PEC da Blindagem, em Copacabana, no último dia 21.
Também aparecem na gravação a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG), além dos senadores Magno Malta (PL-ES) e Rogério Marinho (PL-RN).
Tarcísio chegou a fazer articulações em Brasília neste mês para que o tema da anistia avançasse na Câmara. Ele é do mesmo partido do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Outro tema que devem tratar durante a visita a Bolsonaro são as eleições de 2026. No último dia 17, o governador disse que não pretende concorrer à presidência da República no próximo ano, mas sim à reeleição em São Paulo. Foi a primeira manifestação pública de Tarcísio em relação ao próprio futuro eleitoral, desde que Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão no processo da trama golpista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)