Comissão Europeia condena entrada de drones russos na Romênia
Para Ursula von der Leyen, incursão de drones russos no espaço aéreo romeno é ameaça à segurança regional e violação da soberania da UE
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (foto), classificou neste domingo, 14, a incursão russa no espaço aéreo da Romênia como “uma flagrante violação da soberania da União Europeia e uma séria ameaça à segurança regional”.
Em publicação no X, afirmou que a UE trabalha em conjunto com Bucareste e os demais Estados-membros.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Romênia e todos os Estados-Membros para proteger o território da UE. Estamos solidários com a Romênia.”
A invasão de drones russos no espaço aéreo europeu ocorreu uma semana após incidente similar na Polônia. Como mostramos, a Romênia enviou dois caças F-16 para interceptar um drone que entrou brevemente em seu espaço aéreo.
A Romênia, membro da União Europeia e da Otan, compartilha uma fronteira de 650 km com a Ucrânia e já registrou queda de fragmentos de drones russos em seu território desde o início da guerra.
Na sexta-feira, a Otan anunciou reforço na defesa do flanco oriental da Europa após os ataques poloneses, os primeiros disparos conhecidos de um membro da aliança durante a guerra da Rússia na Ucrânia.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, afirmou que a passagem dos drones não foi um “erro” e alertou que seu país está mais próximo de um “conflito aberto” do que em qualquer outro momento desde a Segunda Guerra Mundial. A Rússia negou qualquer ataque à Polônia.
A real missão dos drones russos
A incursão de quase 20 drones russos no espaço aéreo da Polônia, na última quarta-feira , marcou a primeira vez em que caças da Otan engajaram diretamente forças de Moscou desde o início da guerra na Ucrânia.
O episódio, ocorrido durante um ataque maior contra cidades ucranianas, foi interpretado por autoridades europeias e analistas militares como um teste deliberado da capacidade de resposta da aliança.
Apenas quatro drones considerados ameaça direta foram abatidos, enquanto a maioria parecia cumprir papel de distração, em tática já usada contra a defesa aérea ucraniana.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Ita
15.09.2025 12:42Até onde irá Putin??? principalmente sendo bajulado pelo bufão laranja.
Antonio Carlos
14.09.2025 17:48Governo romeno teve medo de derrubar drone russo