Drone russo viola espaço aéreo da Romênia
Incidente ocorre poucos dias após Polônia derrubar veículos não tripulados em seu espaço aéreo, com apoio de aliados da Otan
O Ministério da Defesa da Romênia informou neste sábado, 13, que o espaço aéreo do país foi violado por um drone russo durante um ataque a infraestrutura na vizinha Ucrânia. Dois caças F-16 detectaram o veículo não tripulado e o rastrearam até desaparecer do radar próximo à vila de Chilia Veche.
“O drone não sobrevoou áreas povoadas e não representou perigo imediato à população”, afirmou o ministério. Equipes foram preparadas para buscar possíveis destroços do aparelho.
O incidente ocorre poucos dias após a Polônia derrubar drones russos em seu espaço aéreo, com apoio de aliados da Otan, e fechar temporariamente um aeroporto em Lublin. O país denunciou a invasão e pediu a Moscou que evite novas “provocações”.
A Romênia, membro da União Europeia e da Otan, compartilha uma fronteira de 650 km com a Ucrânia e já registrou queda de fragmentos de drones russos em seu território desde o início da guerra.
Na sexta-feira, a Otan anunciou reforço na defesa do flanco oriental da Europa após os ataques poloneses, os primeiros disparos conhecidos de um membro da aliança durante a guerra da Rússia na Ucrânia. O secretário-geral da aliança, Mark Rutte, disse que Dinamarca, França, Reino Unido e Alemanha fornecerão recursos adicionais nos próximos dias.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, afirmou que a passagem dos drones não foi um “erro” e alertou que seu país está mais próximo de um “conflito aberto” do que em qualquer outro momento desde a Segunda Guerra Mundial. A Rússia negou qualquer ataque à Polônia.
Os exercícios militares conjuntos entre Rússia e Bielorrússia, iniciados na sexta-feira, aumentaram ainda mais as tensões. As manobras ocorrem perto da fronteira com Polônia e Lituânia, nos mares Báltico e de Barents, e incluem veículos blindados, helicópteros e navios de guerra, segundo o Ministério da Defesa russo.
A real missão dos drones russos
A incursão de quase 20 drones russos no espaço aéreo da Polônia, na última quarta-feira , marcou a primeira vez em que caças da Otan engajaram diretamente forças de Moscou desde o início da guerra na Ucrânia.
O episódio, ocorrido durante um ataque maior contra cidades ucranianas, foi interpretado por autoridades europeias e analistas militares como um teste deliberado da capacidade de resposta da aliança.
Apenas quatro drones considerados ameaça direta foram abatidos, enquanto a maioria parecia cumprir papel de distração, em tática já usada contra a defesa aérea ucraniana.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)