“Estamos prontos para repelir ataques”, diz premiê da Polônia
Drones russos invadiram o espaço aéreo polonês e foram abatidos por caças na noite de terça, 9
O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou nesta quarta-feira, 10, que o país está pronto para “repelir provocações e ataques” russos.
A declaração foi dada após drones russos invadirem o espaço aéreo polonês e serem abatidos por caças.
“Estamos prontos para repelir tais provocações e ataques. Estamos bem preparados. A situação é grave e hoje ninguém pode duvidar de que devemos nos preparar para vários cenários”, disse o premiê.
“Peço ao general [Wieslaw] Kukuła, chefe do Estado-Maior, que expresse seu apreço aos pilotos que participaram desta operação. Os procedimentos funcionaram, o processo de tomada de decisão foi impecável e a ameaça foi eliminada graças à ação decisiva de nossos comandantes, soldados, pilotos e aliados”, continuou.
Tusk disse ainda estar em contato constante com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
“Esta é a primeira vez que drones russos são abatidos sobre o território de um país da Otan e é por isso que todos os nossos aliados estão levando a situação muito a sério”, afirmou.
Desinformação russa
O premiê pediu aos cidadãos poloneses que fiquem atentos à desinformação russa.
“Apelo a todos, sem exceção: políticos, jornalistas e comentaristas, para que sejam extremamente sensíveis a tentativas de desinformação e propaganda hostil. Desde os primeiros minutos deste ataque ou provocação, os russos têm se mostrado muito ativos online, e a desinformação, as informações falsas e as tentativas de espalhar o pânico, sem dúvida, nos perseguirão. E aqui, todos nós devemos passar pelo teste da responsabilidade cívica e política”, disse.
Drones russos
A Polônia acionou caças próprios e de países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) após drones da Rússia invadirem o espaço do país.
As aeronaves levantaram voo na noite de terça, 9, segundo as Forças Armadas polonesas.
“Atenção, durante o ataque de hoje da Federação Russa realizando ataques a objetos localizados no território da Ucrânia, nosso espaço aéreo foi repetidamente violado por objetos do tipo drone.
Uma operação está em andamento para identificar e neutralizar os alvos. A pedido do Comandante Operacional das Forças Armadas, armas foram mobilizadas e operações estão em andamento para localizar os alvos abatidos.
Ressaltamos que a operação militar está em andamento e pedimos a todos que fiquem em casa. As áreas mais vulneráveis são as voivodias de Podlaskie, Mazowieckie e Lublin. O Comando Operacional das Forças Armadas está monitorando a situação atual, e suas forças e recursos subordinados permanecem totalmente preparados para resposta imediata.”
De acordo com as autoridades militares, “armas foram utilizadas” para neutralizar os drones, e a localização dos destroços abatidos ainda está em andamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)