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737 Max 9 voava com parafusos a menos

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Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 07.02.2024 12:23 comentários
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737 Max 9 voava com parafusos a menos

Relatório indica que porta de avião da Boeing, que se desprendeu durante voo, não estava presa com parafusos essenciais

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737 Max 9 voava com parafusos a menos
Foto: Reprodução/NTSB

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) revelaram que quatro parafusos essenciais para fixar o plugue da porta do Boeing 737 Max 9 estavam faltando no momento do incidente ocorrido no voo 1282 da Alaska Airlines no mês passado.

A queda da porta durante o voo levou à suspensão dos voos das aeronaves modelo Max 9 e trouxe à tona novamente as preocupações com a segurança da Boeing após os acidentes fatais envolvendo o modelo Max 8 em 2018 e 2019.

O que diz a Boeing?

A Boeing reconheceu sua responsabilidade pelo incidente em um comunicado divulgado após o relatório do NTSB e afirmou que está tomando medidas para evitar que novos casos como esse aconteçam novamente.

O CEO da empresa, Dave Calhoun, declarou: “Independentemente das conclusões finais alcançadas, a Boeing é responsável pelo que aconteceu. Um evento como este não deveria ocorrer em um avião fabricado por nós. Devemos fazer melhor para nossos clientes e passageiros“.

Avião com parafusos a menos

Segundo a CNN Brasil, a falta dos parafusos foi constatada durante uma desmontagem em laboratório da tampa da porta do voo 1282, que caiu a cerca de 16.000 pés de altura em um quintal no Oregon.

A ausência de danos no plugue indicou que os parafusos estavam faltando antes do voo. O relatório preliminar divulgado pelo NTSB também incluiu uma foto tirada em setembro, um mês antes da entrega do avião à Alaska Airlines, que mostrava os parafusos faltando durante a montagem da aeronave.

O relatório preliminar não atribui culpa nem identifica a causa do incidente. Uma conclusão só será apresentada no relatório final, que pode levar mais de um ano para ser concluído.

Além dos parafusos faltantes, tanto a Alaska Airlines quanto a United Airlines realizaram inspeções em suas frotas após o incidente e encontraram parafusos soltos, indicando que o problema pode ser mais amplo. A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, afirmou que essa é uma questão complexa, mas ressaltou que não teria problemas em voar em um Max 9 amanhã.

O controle de qualidade da Boeing

A divulgação desse relatório preliminar ocorre em um momento em que a Boeing está sob análise em relação ao seu controle de qualidade.

A empresa recentemente revelou a necessidade de retrabalhar furos mal perfurados em 50 aviões 737 Max ainda na linha de produção, o que resultou em uma desaceleração nas entregas. A Spirit AeroSystems, fornecedora da fuselagem da Boeing, afirmou que isso foi responsável pelo problema mais recente.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) também está envolvida na investigação e declarou que esse incidente nunca deveria ter acontecido e não pode se repetir.

Apesar do susto, não houve nenhuma fatalidade no voo 1282, pois ninguém estava sentado próximo ao buraco que se formou na fuselagem. Os 177 passageiros e tripulantes a bordo retornaram em segurança ao Aeroporto Internacional de Portland.

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