Rodolfo Borges na Crusoé: Rivaldo foi mais longe que Neymar
A carreira do último grande craque brasileiro vai se encaminhando para o fim no clima do Bartleby de Melville: “Preferiria não”
“Sua mediocridade o salvou”, diz o narrador de O Pai Goriot sobre a personagem que dá título ao livro de Balzac. Não é que Rivaldo tenha sido um jogador ruim, mas, na comparação com Neymar, a frase ajuda a entender por que um ganhou uma Copa do Mundo como protagonista e o outro, apesar de ter muito mais qualidade, não.
O potencial de Neymar é inegável. Sua habilidade o transformou no ídolo da atual geração de jogadores da seleção brasileira de futebol. Mas sua carreira vai acabando de um jeito melancólico, mesmo depois de ele participar com destaque de títulos continentais, na Europa e na América do Sul.
Neymar podia ter ido muito além. Há quem lamente a falta de companheiros que o ajudassem a levantar uma Copa do Mundo, mas não dá para negar que ele fez escolhas que não deram certo — a maior delas foi trocar o Barcelona, onde vivia à sombra de Messi, pelo Paris Saint-Germain, onde foi disputar atenção com Cavani e Mbappé.
Expectativas
A mudança para a Arábia Saudita, para a liga das mil e uma contratações, reforçou a impressão de que Neymar não queria o futebol tanto assim — pelo menos em comparação ao dinheiro. Já Rivaldo, considerado por muitos lento em campo e inconstante, foi bem mais longe do que se esperava, talvez no limite de suas capacidades.
“Naquela época, eu estava tão focado, determinado e faminto por conquistar o título mundial que ninguém, por melhor que fosse no auge da carreira, conseguiria tirar minha posição”, disse Rivaldo ao comentar a declaração de Neymar, que afirmou que poderia jogar em seu lugar na Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil se tornou pentacampeão.
O atacante do Al Hilal botou panos após a reação do jogador aposentado:
“Calma meu amigo, todos os jogadores brasileiros que disputaram Copa, se dedicaram e focaram 100%. Uns conseguiram o objetivo final, outros infelizmente não, e faz parte do futebol. Sempre te respeitei e jamais vou tirar o mérito de quem você é pro futebol brasileiro…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)