Lukashenko vence eleição fraudulenta na Bielorrússia com 90% dos votos
Eleição teve como "oponentes" apenas candidatos escolhidos pelo próprio ditador aliado de Putin
O ditador Aleksandr Lukashenko (foto), que governa a Bielorrússia desde 1994, foi reeleito para um sétimo mandato com 87,6% dos votos, segundo pesquisa oficial de boca de urna. A “reeleição” não é nenhuma surpresa, considerando que Lukashenko tem sido acusado de manipulação eleitoral nas últimas décadas.
Sua reeleição ocorreu em um cenário de repressão total à oposição, especialmente após os protestos de 2020, que resultaram na prisão de milhares de manifestantes e no exílio da líder oposicionista Svetlana Tikhanovskaya.
Apesar das críticas internas e externas, Lukashenko se mantém firme no poder com o apoio do ditador russo Vladimir Putin.
A eleição, que teve como “oponentes” apenas candidatos escolhidos pelo próprio Lukashenko, foi classificada por muitos como uma encenação. Organizações de direitos humanos e governos ocidentais, como a União Europeia, repudiaram a votação.
Em seu discurso após o pleito, Lukashenko defendeu a “democracia brutal” da Bielorrússia, onde, segundo ele, “não se silencia ninguém”.
Os opositores políticos estão majoritariamente presos ou no exterior, e a repressão tem sido crescente desde 2020. Sob sua liderança, mais de 300 mil bielorrussos fugiram do país, buscando refúgio, principalmente na Polônia.
A repressão de Lukashenko inclui não apenas a prisão de opositores, mas também o cerceamento de liberdades de expressão, com jornalistas e manifestantes sendo perseguidos.
O ditador bielorrusso, que antes cultivava uma relação de independência com o Kremlin, agora se tornou um aliado fiel de Putin, permitindo o uso do próprio território para a invasão russa à Ucrânia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Ita
27.01.2025 09:21Russia, Cuba, Venezuela, Bielorussia, Nicarágua têm alguma semelhança? acredito que exista, nesses países, se ouvirmos o *ulo, democracia demais.
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
26.01.2025 20:23Hipócrita!Psicopata! Vigarista!