Presença de Barroso foi “extravagante”, diz ex-ministro do STF

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Presença de Barroso foi “extravagante”, diz ex-ministro do STF

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 12.09.2025 17:37 comentários
Brasil

Presença de Barroso foi “extravagante”, diz ex-ministro do STF

Marco Aurélio Mello criticou ida do presidente da Corte à sessão que condenou Jair Bolsonaro

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 12.09.2025 17:37 comentários 6
Presença de Barroso foi “extravagante”, diz ex-ministro do STF
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ex-ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como “algo extravagante” a presença do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, na sessão da Primeira Turma que condenou Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.

Barroso, embora não integre a Primeira Turma, ocupou a cadeira destinada ao secretário e fez um discurso de encerramento da sessão de quinta, 11.

“Para mim, é algo extravagante. Ele ter afastado o secretário ou a secretária da turma e sentado ao lado do presidente da sessão na cadeira respectiva. Para mim é algo extravagante. Ainda bem que nós não tivemos palmas ao final do julgamento, mas ficará também na história do tribunal”, disse Mello ao Uol.

“Evidentemente, se o processo estivesse no plenário, ele teria presidido a sessão. Agora, ele comparecer à sessão e tomar o assento, que é o assento destinado ao secretário da turma, é um passo demasiadamente largo e que eu não daria jamais”, acrescentou.

Leia também: Ex-ministro aponta erro de Moraes, mas descarta “regime de exceção”

Discurso de Barroso

Leia a íntegra:

“Prezado presidente dessa turma, ministro Cristiano Zanin, prezada ministra Cármen Lúcia, prezados ministros Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, eu não participei do julgamento por não integrar a primeira turma e, portanto, não cabe a mim fazer qualquer juízo de mérito, mas fiz questão de estar aqui no encerramento desse julgamento simbólico, representando a presidência do tribunal.

E, nessa condição, eu gostaria de cumprimentar o procurador-geral da República, professor Paulo Gustavo Gonet Branco, pelo trabalho meticuloso e criterioso que desenvolveu como titular da ação penal.

Gostaria de cumprimentar o presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, pela organização e condução impecáveis desse julgamento e, sobretudo, ao relator, o ministro Alexandre de Moraes, pelo trabalho hercúleo que desenvolveu ao longo dos anos, na preparação desse julgamento paradigmático, divisor de águas na história do Brasil.

E quero aqui repetir uma vez mais: tratou-se de um julgamento público, transparente, com o devido processo legal, baseado em provas das mais diversas: vídeos, textos, mensagens, confissões.

As compreensões contrárias fazem parte da vida, mas só o desconhecimento profundo dos fatos ou uma motivação descolada da realidade encontrará neste julgamento algum tipo de perseguição política.

A vida, no entanto, é plural, assim como também é este tribunal. E por essa razão, não quero deixar de manifestar respeito e compreensão pela posição divergente. Pensamento único só existe nas ditaduras.

Na vida democrática, antes da ideologia, antes das escolhas legítimas e das diferentes visões de mundo, tem de existir o compromisso com as regras do jogo, com as instituições e com o respeito aos resultados eleitorais. Essa é a mensagem mais importante desse julgamento.

Concluo, portanto: o tribunal cumpriu missão importante e histórica de julgar com base em evidências às quais todos têm acesso, importantes autoridades civis e militares pela tentativa de golpe de Estado.

Ninguém sai hoje daqui feliz, mas a gente deve cumprir com coragem e serenidade as missões que a vida nos dá. E é por isso mesmo que eu estou aqui.

Acredito que nós estejamos encerrando os ciclos do atraso na história brasileira, marcados pelo golpismo e pela quebra da legalidade constitucional.

Sou convencido de que algumas incompreensões de hoje irão se transformar em reconhecimento no futuro.

E desejo, muito sinceramente, que estejamos virando uma página da vida brasileira e que possamos reconstruir relações, pacificar o país e trabalharmos por uma agenda comum verdadeiramente patriótica, com as divergências naturais da democracia, mas sem intolerância, extremismo ou incivilidade.

Que possamos iniciar uma Era de boa fé, boa vontade, justiça e prosperidade para todos.

Por delegação do presidente da turma, Cristiano Zanin, eu declaro encerrada esta sessão.

Muito obrigado a todos.”

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

O país do dane-se

O país do dane-se
4

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
5

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
6

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã
7

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
8

O BC na corda bamba entre cortar e convencer

O BC na corda bamba entre cortar e convencer
9

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar
10

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
2

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
3

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
4

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022
5

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil
6

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA
7

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela
8

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar
9

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle
10

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

< Notícia Anterior

6 dicas para proteger seus dados em caso de roubo do celular

12.09.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Justiça suspende propaganda do governo do MA por autopromoção do governador

12.09.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

FRANCISCO JUNIOR

13.09.2025 00:14

Concordo com a crítica do Marco Aurélio. E discordo de muita coisa que ele fez, como libertar traficantes, forçar a barra para acabarem com a prisão em segunda instância, etc. . Não acho que ninguém é 100% errado ou certo, tento analisar cada caso.


Roberval

12.09.2025 22:35

Luiz Roberto "Vaidoso". Também cantor.


Emerson

12.09.2025 21:48

Encontraram o André do Rap ?


Luis Eduardo Rezende Caracik

12.09.2025 19:30

O Ex ministro, que deveria ser exemplo, mais uma vez mostra um grande desrespeito ao STF com seu comentários. Deveria se espelhar em outros ex ministros como Celso de Mello, Rosa Weber e Ayres Britto que jamais criticaram e ouso dizer criticariam a instituição.


Angelo Sanchez

12.09.2025 18:33

Barroso pode ser considerado um Ministro político, isto é o mesmo que lixo do Judiciário.


Luis Eduardo Rezende Caracik

12.09.2025 17:51

O agora ex ministro pavão não perde a oportunidade de ficar quieto. Ontem mesmo tomou uma tremenda indireta devido às suas críticas ao STF. Merecida, a meu ver.


Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.