PF prende preventivamente Jair Bolsonaro
Ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal sob justificativa de garantia da ordem pública
A Polícia Federal prendeu preventivamente neste sábado, 22, Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente, que estava em prisão domiciliar, foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, sob justificativa de garantia da ordem pública.
A prisão é cautelar e não marca o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de detenção à qual Bolsonaro foi condenado na ação penal do golpe de Estado.
Na Superintendência da PF, o ex-presidente ficará em uma sala de Estado. O espaço é reservado para autoridades.
Em nota, a PF informou ter cumprido, em Brasília, um mandado de prisão preventiva por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Uma “vigília” para Bolsonaro
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou para este sábado, 22, uma “vigília pela saúde” do pai, no bairro Jardim Botânico, em Brasília, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.
“Você vai lutar pelo seu país ou assistir tudo aí do celular de sua casa? Eu ter convido para lutar com a gente. Nesse primeiro momento, eu te convido para uma vigília que começa nesse sábado, dia 22 de novembro, a partir das sete da noite aqui, no balão do Jardim Botânico, na altura do condomínio do meu pai, o solar de Brasília 2, para orarmos pela saúde dele e pela volta da democracia no Brasil”, afirmou Flávio em vídeo divulgado no X.
O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), relatou que o pai tem apresentado quadro persistente de vômitos e episódios de soluço durante o sono.
Segundo o G1, a PF avaliou que a vigília em frente a casa de Jair Bolsonaro representaria um risco para participantes e agentes policiais.
Prisão domiciliar humanitária
A defesa de Bolsonaro pediu na sexta, 21, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente possa cumprir a pena por tentativa de golpe de Estado em “prisão domiciliar em caráter humanitário”.
Os advogados alegaram que as condições de saúde do ex-presidente tornam inviável o cumprimento da pena em um presídio comum.
“Inobservadas essas circunstâncias, é certo que a manutenção da custódia em ambiente prisional representaria risco concreto e imediato à integridade física e à própria vida do Peticionário, motivo pelo qual a concessão da prisão domiciliar em caráter humanitário é medida de rigor”, diz trecho da manifestação.
A defesa citou como precedente a decisão de Moraes, em maio, que permitiu ao ex-presidente Fernando Collor de Mello cumprir sua pena em casa, devido ao quadro de saúde.
“A decisão que deferiu o pleito foi fundamentada na grave situação de saúde do condenado – que contava, na ocasião, com 75 (setenta e cinco) anos e era portador de Doença de Parkinson, Apneia do sono grave e Transtorno Afetivo Bipolar – reconhecendo a necessidade de compatibilização entre a Dignidade da Pessoa Humana, o Direito à Saúde e a efetividade da Justiça Penal. Nem se esperaria outra postura desta C. Suprema Corte, que há muito já vem deferindo pleitos pela concessão da “prisão domiciliar humanitária” em casos análogos.”
Leia também: Moraes concede “prisão domiciliar humanitária” a Collor
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
José Marques Castello Branco
22.11.2025 18:53Para um LADRÂO CONTUMAZ E RACHADISTA & FAMIGLIA seria impressionante que semelhante cavalgadura soubesse utilizar um misero ferro de solda usado em eletrônica...se ferrou se ,Filho da Phuta !!!
José Marques Castello Branco
22.11.2025 18:49Toma seu filho de uma P... ! Era este lixo que pretendia em conluio com uma réqua de MARGINAIS FARDADOS dar um golpe nas instituições e ASSASSINAR OS MEMBROS DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO ??? Amaldiçoados sejam todos os infames e apodrecidos membros desta amaldiçoada "Famiglia" !!!
Emerson
22.11.2025 17:27Agora falta o barbudo de nove dedos .
Sandra Vieira
22.11.2025 14:41A aparência dele tá até muito boa, nem parece doente
Vitor Carlos Marcati
22.11.2025 08:46Senador rachada espera na sombra que eu já to chegando aí pra ajudar na vigília kkkkkkkkkkkkkkk
NIEMEYER FRANCO
22.11.2025 07:15Fui pego desprevenido. Corri até o bar da esquina, esvaziaram o estoque de cerveja num minuto.