Mauro Vieira não quer ajuda de Tarcísio
Segundo o chanceler, "em uma negociação entre dois Estados, quem negocia é o governo federal"
O chanceler Mauro Vieira afirmou nesta terça-feira, 15, que cabe ao governo federal negociar com os Estados Unidos sobre o tarifaço de 50% impostos sobre os produtos brasileiros.
A declaração foi dada após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ter se reunido duas vezes com o encarregado de negócios da Embaixada americana em Brasília, Gabriel Escobar, para tratar do assunto.
“Em uma negociação entre dois Estados, quem negocia é o governo federal”, disse.
Segundo Vieira, “há um diálogo” entre os países e “todos estão dispostos a encontrar uma solução”.
Críticas do Bolsonarismo
A iniciativa do governador de São Paulo também tem gerado insatisfação entre bolsonaristas, ainda que por razões distintas.
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora nos Estados Unidos, voltou a reclamar nesta terça-feira, 15, de Tarcísio por sua “subserviência servil às elites”.
“Prezado governador Tarcísio de Freitas, se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades.
Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu o filho de Bolsonaro no X.
Como informou o Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio tinha uma reunião marcada com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, e pelo menos 15 empresários paulistas, de diversos setores.
“Desrespeito”
Na segunda, 14, Eduardo Bolsonaro disse à Folha de São Paulo que a tentativa de negociação do governador de São Paulo era um desrespeito com ele.
“Tarcísio utilizou os canais errados. O filho do presidente [ex-presidente Jair Bolsonaro] está nos Estados Unidos. O Tarcísio não tem nada que querer costurar por fora uma decisão que provavelmente vai chegar a mais um acordo caracu. O Tarcísio tem que entender que o filho do presidente está nos Estados Unidos e tem acesso à Casa Branca. Qualquer tentativa de nos dar bypass será brecada e freada. Nós já provamos que somos mais efetivos até do que o próprio Itamaraty. O filho do presidente, exilado nos Estados Unidos. [Tarcísio] queria buscar uma alternativa lateral. É um desrespeito comigo“, disse o filho de Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Artur Scudeler Neto
15.07.2025 16:01Taí. Tarcísio desagrada os dois lados. Está aprovado. É o meu candidato!