Lula: “Eu quero que o Pacheco seja governador de Minas”
Alinhamento entre o presidente do Senado e o governo Lula faz crescer especulação sobre Pacheco na Esplanada dos Ministérios

O presidente Lula demonstrou nesta quinta-feira, 30, interesse no futuro político do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Embora tenha se negado a comentar detalhes sobre a reforma ministerial que deve promover, Lula indicou que pretende cooperar com a ascensão política do mineiro.
“Eu não posso dizer quem é que vai ser [ministro], gente. Se pudesse falar, eu falaria. Mas eu quero que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero”, disse o presidente da República em entrevista coletiva concedida a jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto.
A declaração foi recebida por membros do Congresso Nacional como uma confirmação das especulações sobre a ida de Pacheco para o comando do Ministério da Justiça, atualmente chefiado pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski. A passagem pela Esplanada reforçaria o capital político de Pacheco para concorrer nas eleições de 2026.
A esperança de Lula em emplacar Pacheco para o governo de Minas é afastar do poder o grupo político ligado ao atual governador, Romeu Zema (Novo), desafeto de sua gestão, e fazer frente ao avanço bolsonarista no estado, que elegeu o deputado Nikolas Ferreira (PL) com 1.492.047 votos e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) com 4.268.193 de votos.
Reforma ministerial
Como mostramos, a reforma ministerial do governo Lula mira os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Deputados e senadores ouvidos por O Antagonista afirmam que o ministério ofertado a Pacheco foi o da Justiça, atualmente chefiado pelo ex-ministro Supremo, Ricardo Lewandowski. O presidente do Senado já teria entrado em acordo e confirmado o embarque no governo Lula.
“Ele foi aliado do Lula desde o início e o acordo era o STF, após o Dino “roubar” a cadeira, fiquei sabendo que lula irá colocá-lo no ministério da Justiça”, afirmou um senador em caráter reservado.
Entre os membros do Congresso Nacional, no entanto, não há sinais de que Lira tenha fechado negociação com o Executivo.
Negociaçoes com Lira
O Ministério da Saúde foi alvo das intenções do alagoano durante os últimos anos.
Lira, que, segundo interlocutores, tentou emplacar o líder de seu partido na Câmara, o deputado Dr. Luizinho (RJ), como chefe da pasta, agora teria imposto como condição para sua ida à Esplanada o comando do ministério liderado por Nísia Trindade.
A chefia do ministério da Casa Civil, também cobiçado pelo MDB, seria outro posto desejado por Lira.
Em caráter reservado, um dos dirigentes do Partido Progressistas (PP), legenda que acomoda o atual presidente da Câmara, confirma que a intenção de Lira em integrar o Executivo “não é de hoje”.
Mas não aposta que o político e o Planalto chegarão em consenso para encerrar as negociações de modo que o alagoano embarque no governo Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
30.01.2025 15:04Os mineiros jamais elegerão o covarde, omisso e submisso Kpacheku para seu governador e enviarão o lixo ao lixo.
Murillo Bueno
30.01.2025 15:01Kkkkkkkkkkkk


. O Lula é muito divertido!