Lindbergh vai à PGR contra Van Hattem após chamar STF de “organização mafiosa”
Líder do PT na Câmara pediu punição ao deputado do NOVO por declaração contra Moraes e Lula

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT), acionou nesta sexta-feira, 28, a Procuradoria-Geral da República (PGR) após discurso do deputado federal Van Hattem (NOVO) chamando o Supremo Tribunal Federal (STF) de “organização mafiosa” no plenário da Casa, segundo O Globo.
Segundo Lindbergh, as falas do colega da Câmara não estariam amparadas no direito fundamental da liberdade de expressão ou na imunidade parlamentar material.
“Atacar e tentar constranger ministros do STF e o Poder Judiciário, imputando-lhes a pecha de ‘mafiosos (criminosos), covardes, achacadores’, constitui prática criminal e afrontosa que deve ser reprimida com todo o rigor da Lei”, diz trecho da manifestação do deputado petista.
No documento, o deputado solicita ainda que seja instaurada uma ação penal contra Van Hattem.
Ataque a Lula e Moraes
Na véspera, Van Hattem atacou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Lula (PT) em discurso no plenário da Câmara.
Segundo o parlamentar, os ministros do Supremo estariam fazendo “coisa de mafioso”, se referindo às penas aplicadas aos presos pelo 8 de janeiro.
“Lula é cruel. Alexandre de Moraes é cruel. Lula e Alexandre de Moraes são covardes. Aliás, digo mais, o que estão fazendo no STF hoje é coisa de mafioso. E não é só o Alexandre de Moraes por isso. A máfia depende de uma organização e a organização que está hoje no STF é mafiosa, colocando, inclusive, a faca no pescoço de várias outras pessoas”, afirmou, ao defender a anistia aos presos do 8 de janeiro.
“Esses criminosos e mafiosos que estão hoje no STF e não merecem a toga que vestem. Na verdade, a desonram”, acrescentou.
Leia mais: Van Hattem desafia diretor-geral da PF: “Que me prenda”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
28.03.2025 15:42Esse está precisando aparecer de qualquer maneira que seja. Quem sabe assim ganha uns votos.