Internação de Bolsonaro não prejudica projeto da anistia, diz Zucco
Bolsonaro vinha pressionando para que a Câmara aprovasse a proposta; na segunda, o PL protocolou um requerimento de urgência

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), disse nesta terça-feira, 15, que a internação do ex-presidente Jair Bolsonaro não prejudica a tramitação do projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Nas últimas semanas, Bolsonaro vinha pressionando para que a Câmara aprovasse a proposta. Além de ter participado de atos em defesa da anistia no Rio de Janeiro e em São Paulo, ele se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na última quarta-feira, 9, para discutir o projeto de lei.
Zucco ressaltou que, agora, o ex-presidente “está em resguardo, está em recuperação”. “Neste momento, o principal tema é a saúde. De nada [a internação] prejudica a tramitação do projeto. Já protocolamos o requerimento de urgência”, acrescentou. As declarações foram dadas em entrevista a jornalistas no Hospital DF Star, onde Bolsonaro está internado. Apesar de o parlamentar ter comparecido ao local, não pôde visitar o ex-presidente, pois o acesso está limitado a familiares e à equipe médica.
De acordo com Zucco, houve uma “sinalização” de que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF) tinham a intenção de influenciar a retirada de assinaturas do requerimento de urgência para o projeto da anistia e, por isso, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), resolveu antecipar a apresentação do pedido.
“Foi importante o fato de protocolar, porque agora não há mais a retirada de assinaturas, e a gente tem a intenção de que o diálogo franco com o presidente Hugo Motta seja realizado, para na próxima semana podermos solicitar que seja pautado em plenário”, afirmou.
A próxima reunião de líderes da Câmara com Motta ocorrerá no dia 24 de abril. Na ocasião, Sóstenes deve propor a inclusão do requerimento de urgência na pauta do plenário.
Nesta terça-feira, Motta publicou uma mensagem para dividir com os líderes da Casa a responsabilidade pela escolha das pautas que vão a votação.
“Democracia é discutir com o Colégio de Líderes as pautas que devem avançar. Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta significa para as instituições e para toda a população brasileira”, escreveu no X (antigo Twitter).
Internação de Bolsonaro
Bolsonaro segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, se recuperando da cirurgia para tratar um quadro persistente de suboclusão intestinal.
Segundo o boletim médico divulgado nesta terça-feira, o ex-presidente mantém estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.
A recomendação é de ele não receber visitas, e ainda não há previsão de alta da UTI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)