Hermanos necessários
Na Crusoé, reportagem de Duda Teixeira explica por que o Brasil precisa manter os laços com a Argentina, apesar das diferenças ideológicas entre os governos de Jair Bolsonaro e Alberto Fernández...
Na Crusoé, reportagem de Duda Teixeira explica por que o Brasil precisa manter os laços com a Argentina, apesar das diferenças ideológicas entre os governos de Jair Bolsonaro e Alberto Fernández.
“De fato, Brasil e Argentina compartilham um passado e um futuro comum que, pela visão diplomática, não deveria dar motivos para rancores. ‘A relação bilateral é de uma naturalidade absoluta. Não temos nenhum contencioso. Não há problemas de fronteiras nem de imigração. Há duzentos anos, esses países importam um do outro’, diz Marcos Azambuja, que, nos anos 90, por seis anos foi embaixador em Buenos Aires. ‘O difícil é explicar como, às vezes, surgem esses disparates. Essas brigas vão contra a história, a geografia, a economia, o comércio.’ Nos últimos tempos, no entanto, atritos políticos têm aparecido com frequência. ‘A relação bilateral vem degringolando há anos. Durante o governo de Lula, Néstor e Cristina Kirchner montaram uma aliança com o venezuelano Hugo Chávez para diluir a influência do Brasil na região’, diz Matias Spektor, professor da Fundação Getúlio Vargas.”
Leia a reportagem completa:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)