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Governo de São Paulo autoriza concessão do Trem Intercidades

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Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.05.2024 16:11 comentários
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Governo de São Paulo autoriza concessão do Trem Intercidades

O trem Intercidades irá ligar a capital paulista à cidade de Campinas, no interior do estado, em um percurso de 101 quilômetros

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Governo de São Paulo autoriza concessão do Trem Intercidades
Foto: Divulgação/Gov. SP

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira, 29, a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. Com um investimento estimado em R$ 14,2 bilhões, o projeto será realizado pelo Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (TIC Trens) e terá duração de 30 anos.

A linha irá ligar a capital paulista à cidade de Campinas, no interior do estado, em um percurso de 101 quilômetros. O TIC será o serviço expresso entre as duas cidades, com uma parada em Jundiaí. A viagem terá uma duração estimada de 64 minutos e contará com 15 trens em operação. A tarifa média para os passageiros será de R$ 50.

A velocidade máxima do trem será de 140 km/h, tornando-o o mais rápido do Brasil. Além disso, o projeto também inclui a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí, que terá sete trens em operação em um percurso de 44 km, com tempo estimado de deslocamento de 33 minutos.

O TIM contará com estações nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas, e poderá transportar até 2.048 passageiros, com uma velocidade média de 80 km/h. A tarifa média será de R$ 14,05.

Outras linhas de trem da concessão

Além disso, a concessão também abrange a Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vai operar entre as estações Barra Funda, na capital, e Jundiaí. O trecho de 57 quilômetros conta com 17 estações e terá capacidade para receber até 400 mil pessoas por dia. A tarifa pública será mantida, no valor de R$ 5.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entrará com um financiamento de R$ 6,4 bilhões para apoiar o aporte público do estado de São Paulo no projeto.

A assinatura do contrato de concessão marca o início da fase preliminar do projeto, que ocorrerá entre junho e novembro deste ano. Nesse período, a concessionária apresentará os planos de financiamento, desapropriação e reassentamento, além de se preparar para a transição operacional com a CPTM. As obras dos três serviços do TIC Eixo Norte serão promovidas até julho de 2026, e a construção de todas as linhas está prevista para começar em até dois anos após a formalização do acordo de concessão.

Quanto tempo vai durar a obra

A previsão é que as obras da Linha 7-Rubi e do TIM durem três anos, com conclusão estimada para agosto de 2029. Já as obras do TIC devem durar cinco anos, com início da operação previsto para o segundo semestre de 2032.

Ao longo de 2025, está prevista a operação assistida da TIC Trens na Linha 7-Rubi, com apoio da CPTM na transferência dos serviços para a concessionária. A operação comercial na Linha 7-Rubi começará em 2026, quando também entrará em vigor o prazo de concessão de 30 anos.

Para o TIM, os testes de operação estão previstos para o último trimestre de 2029, com início da operação comercial a partir de 2030. No caso do TIC, a fase de testes está prevista para o final de 2031, e a operação comercial deve começar no ano seguinte.

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