O Antagonista

Distrito Federal inicia vacinação contra dengue na rede pública

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 08.02.2024 12:23 comentários
Brasil

Distrito Federal inicia vacinação contra dengue na rede pública

A imunização estará disponível em 36 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal, sem a necessidade de agendamento prévio

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 08.02.2024 12:23 comentários 0
Distrito Federal inicia vacinação contra dengue na rede pública
Foto: Divulgação/Laboratório Takeda

O Distrito Federal começará a vacinação contra a dengue na rede pública a partir das 7h da manhã desta sexta-feira, 9. A expectativa é que as doses sejam entregues à Secretaria de Saúde ainda na tarde de hoje. A imunização estará disponível em 36 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal, sem a necessidade de agendamento prévio.

A vacina será destinada a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 7, o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, assegurou que haverá doses suficientes para todos os residentes do Distrito Federal que se enquadrem nessa faixa etária.

Expansão das tendas de acolhimento

Além da vacinação, o governo do Distrito Federal anunciou um aumento no número de tendas de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue. O objetivo é ampliar o atendimento à população diagnosticada com a doença e desafogar os hospitais da rede pública de saúde.

No total, serão instaladas mais nove tendas de acolhimento, aumentando o número atual para 18. A previsão é que essas novas instalações estejam em funcionamento a partir do final da próxima semana, nas seguintes localidades: Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, região central do Plano Piloto e Paranoá. As regiões de Ceilândia e Samambaia também serão beneficiadas e ganharão uma nova tenda de acolhimento cada.

Aumento de casos de dengue

De acordo com o último boletim epidemiológico, o Distrito Federal já registrou 46.298 casos de dengue desde o início deste ano, representando um aumento alarmante de 1.120,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, foram registradas 11 mortes decorrentes da doença.

A vacinação em massa é uma medida essencial para controlar a propagação da dengue e reduzir os números preocupantes de casos no Distrito Federal. É importante que os pais e responsáveis levem seus filhos para receberem a vacina, garantindo assim a proteção contra essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Por que idosos não são prioridade para tomar a vacina da dengue

população idosa no Brasil é a que mais necessita de internação devido à dengue. No entanto, esse grupo não está incluído na faixa etária prioritária para receber a vacina contra a doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso ocorre porque a bula da vacina Qdenga estabelece que o imunizante é indicado apenas para pessoas entre 4 e 60 anos de idade. Apesar disso, em laboratórios particulares, a vacina é aplicada em idosos mediante apresentação de prescrição médica.

A questão é: há algum risco para os idosos que recebem a vacina? Em entrevista à Agência Brasil, o geriatra Paulo Villas Boas explicou que a bula da Qdenga não inclui pessoas acima de 60 anos porque não foram realizados estudos de eficácia nessa faixa etária. O imunizante foi liberado para toda a população acima de 4 anos pela Agência Europeia de Medicamentos e pela Agência Argentina de Medicamentos.

Qual o risco para o idoso que tomar a vacina?

O geriatra ressaltou que não há risco iminente para os idosos que recebem a vacina contra a dengue com prescrição médica. No entanto, destacou aspectos importantes quando se trata da imunização de pessoas com mais de 60 anos, como um estado de perda de imunidade normal da idade, chamado imunossenescência, e o uso de medicamentos que podem aumentar a imunodeficiência, como o uso crônico de corticoides e outros tratamentos específicos.

Se eventualmente um idoso desejar ser vacinado, é importante que ele converse com o médico que irá prescrever a vacina. Um bom contexto de saúde desse idoso é necessário para que ele possa receber a vacina com total segurança”, ressaltou Villas Boas. “Devemos lembrar que a Qdenga é uma vacina com vírus atenuado e não com vírus inativo. Se o indivíduo estiver com a imunidade mais baixa, pode ter uma resposta ou reação vacinal maior, desenvolvendo efeitos colaterais inerentes à vacinação, como mal-estar geral e febre. Não irá desenvolver um quadro clássico de dengue, mas pode ter uma série de efeitos colaterais descritos na própria bula da vacina.

Esportes

Craque Neto detona responsável pela eliminação do Corinthians: "maior culpado"

04.03.2024 23:00 2 minutos de leitura
Visualizar

Vasco acerta contratação do atacante Clayton Silva, de Portugal

Visualizar

Cuca concede primeira entrevista oficial como técnico do Athletico

Visualizar

Rafael Cardoso pede desculpas em caso de agressão contra idoso

Visualizar

Os brasileiros sabem da roubalheira

Visualizar

Amigo de Robinho é multado por tumultuar andamento do processo

Visualizar

Tags relacionadas

Dengue Distrito Federal SUS Vacina contra a dengue
< Notícia Anterior

Pacheco reage a “ação insensata” revelada pela PF

08.02.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

“Enquanto isso, os ladrões de colarinho branco são anistiados”

08.02.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Rafael Cardoso pede desculpas em caso de agressão contra idoso

Rafael Cardoso pede desculpas em caso de agressão contra idoso

04.03.2024 21:41 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
iFood contesta fala de ministro de Lula: “Não é verdadeira”

iFood contesta fala de ministro de Lula: “Não é verdadeira”

04.03.2024 21:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Cabo da PM de Goiás é preso após atirar contra carro de policial no DF

Cabo da PM de Goiás é preso após atirar contra carro de policial no DF

04.03.2024 20:57 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Hamas está “honrado” com falas de Lula, diz líder do grupo terrorista

Hamas está “honrado” com falas de Lula, diz líder do grupo terrorista

04.03.2024 20:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.