Crusoé: “O retrato do velho outra vez”
Em sua coluna na edição da Crusoé desta semana, Orlando Tosetto (foto) fala sobre o retorno de Lula à Presidência, que, em 2026, deve completar quase 18 anos de poder...
Em sua coluna na edição da Crusoé desta semana, Orlando Tosetto (foto) fala sobre o retorno de Lula à Presidência, que, em 2026, deve completar quase 18 anos de poder.
“Quando voltou ao poder, em 1950, reconduzido pelo voto popular, Getúlio Vargas tinha sessenta e oito anos. Governara o Brasil de 1930 a 1945, quinze anos e pouco portanto, e venceu de permeio uma guerra civil; somados os três anos e meio que se aguentou no poder entre 1951 e 1954, deu mais de dezoito, quase dezenove anos diretamente na cadeira.”
“A marchinha que comemorou sua vitória, composta por Haroldo Lobo e cantada por Francisco Alves, o Chico Viola, rezava assim: ‘Bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar: o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar, o sorriso do velhinho faz a gente se animar’.”
“Também interessa perceber que o recém-eleito, cujo retrato vai ser posto outra vez no mesmo lugar e cujo grande ídolo político é justamente Getúlio Vargas, esteve diretamente no poder de 2003 a 2010 – oito anos –, e indiretamente de 2011 ao meado de 2016 – mais cinco anos e meio, o que dá quase quatorze. Com mais quatro do novo mandato, caso o complete, serão quase dezoito anos de poder, somando cadeira e cordões. Terá, nesse quesito ao menos, se aproximado muito do seu ídolo.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)