“As instituições democráticas deram sua resposta ao golpismo”, diz Itamaraty
Ministério das Relações Exteriores rebate "ameaças" Marco Rubio após a condenação de Jair Bolsonaro
O Itamaraty divulgou nesta quinta-feira, 11, uma nota oficial afirmando que “as instituições democráticas brasileiras deram sua resposta ao golpismo”, após o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores reagiu à publicação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ressaltando que as “ameaças feitas em sua manifestação” não “intimidarão” a democracia brasileira.
“O Poder Judiciário brasileiro julgou, com a independência que lhe assegura a Constituição de 1988, os primeiros acusados pela frustrada tentativa de golpe de Estado, que tiveram amplo direito de defesa. As instituições democráticas brasileiras deram sua resposta ao golpismo.
Continuaremos a defender a soberania do País de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem.
Ameaças como a feita hoje pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia.”
Rubio
Logo após a condenação de Bolsonaro, em sua conta na plataforma X, Rubio afirmou que “as perseguições políticas do violador de direitos humanos sancionado Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro”, e garantiu: “Os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas”.
Pouco antes, Donald Trump já havia se mostrado surpreso com a condenação: “Assisti ao julgamento, conheço-o [Bolsonaro] muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele era um bom presidente do Brasil. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem, e não vejo isso acontecendo”.
A publicação do secretário de Estado foi compartilhada pelo perfil oficial da Embaixada dos EUA no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Joaquim Arino Durán
11.09.2025 21:53O que tem a haver o cool com as calças?
Claudemir Silvestre
11.09.2025 21:41Estas mesmas “instituições democráticas “ só não explicam porque LULA foi solto e eleito presidente, depois de ASSALTAR O BRASIL !!!