A indústria de memes do Dr. Geraldo
Geraldo Alckmin deu, nesta quinta-feira, 25, um empurrão no programa Nova Indústria Brasil. Na base do meme, como se acostumou a fazer desde que virou vice-presidente da República e...
Geraldo Alckmin deu, nesta quinta-feira, 25, um empurrão no programa Nova Indústria Brasil. Na base do meme, como se acostumou a fazer desde que virou vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“Calma, que o Dr. Geraldo vai explicar isso!”, diz a primeira de uma série de postagens na conta do X, ex-Twitter, do vice-presidente em defesa do programa e dos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na série de memes, Dr. Geraldo responde a vários questionamentos laterais sobre o impulso que o governo Lula pretende dar à indústria nacional. Garante que o BNDES não vai comprometer o equilíbrio fiscal ao abrir os cofres de forma generosa, afiança a transparência do banco público, diz que o BNDES cumprirá suas metas, minimiza os malefícios da política de exigência de conteúdo nacional e diz que o governo não escolherá “campeões nacionais”.
“Um espetáculo”
Como diria o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, Alckmin fez seu espetáculo. Mas o Nova Indústria Brasil não convenceu nem o próprio presidente Lula, que reclamou da falta de metas concretas, segundo apuração da Folha de S.Paulo.
Alckmin lidera o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, responsável por elaborar o plano para fazer a indústria nacional decolar. Vai precisar mais do que memes para convencer o país de que seu plano vale a pena.
O programa também foi mal recebido pelo mercado e pelos economistas mais relevantes do Brasil, que enxergam no plano uma reedição de políticas desenvolvimentistas dos governo do PT malsucedidas do passado.
Prepare os memes
Para o economista Marcos Lisboa, a política de industrialização parece “reeditar velhos instrumentos que distribuem recursos públicos a acionistas do setor privado”. A ex-diretora do BNDES Elena Landau disse que “Lula plantou em 2010 o desastre dos governos Dilma” e “está plantando de novo o desastre de quem vier em 2026 e 2027″.
Que Alckmin prepare seus memes para quando o desastre chegar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)