Senado prova que, no Brasil, nada está tão ruim que não possa piorar

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Senado prova que, no Brasil, nada está tão ruim que não possa piorar

avatar
Ricardo Kertzman
4 minutos de leitura 05.03.2025 16:30 comentários
Análise

Senado prova que, no Brasil, nada está tão ruim que não possa piorar

Se uma empresa tem mais trabalhadores que o necessário, ou diminui-se o número de horas trabalhadas, com a redução proporcional dos vencimentos, ou demite-se o excedente

avatar
Ricardo Kertzman
4 minutos de leitura 05.03.2025 16:30 comentários 5
Senado prova que, no Brasil, nada está tão ruim que não possa piorar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Chega a ser difícil encontrar palavras adequadas para definir o sentimento que me ocorre, sem que eu resvale em uma tremenda falta de educação ou mesmo em algum destes tipos de ofensa contra a honra. Em tempos de STF criminalizando quaisquer críticas mais ácidas, todo cuidado é pouco.

Aquele ditado que diz que “nada está tão ruim que não possa piorar”, é uma espécie de norte para a casta política brasileira. Os figurões dos três poderes não se cansam de nos mostrar o quão infames são, como se já não bastassem os salários, benefícios e regalias impensáveis aos cidadãos comuns.

Véspera de carnaval, a brazucada pulando, cantando, bebendo e “otras coisas más”, como se não houvesse amanhã, e o Senado transformando o fim da escala 6×1 em passeio no “Parque da Produtividade”. O palhaço e deputado federal Tiririca (PL-SP) nunca teve razão ao dizer para votarmos nele, porque “Pior não fica”. 

Muito dinheiro, pouco serviço

Os congressistas, via de regra, trabalham apenas de terça a quinta-feira. Alegam que nos outros dias trabalham em suas bases. Claro que pagamos por isso, como por passagens aéreas e tudo mais. Aliás, pagamos apartamentos funcionais e alugueis caríssimos em Brasília, para os caras usarem menos da metade do ano.

O Congresso Nacional é um dos mais caros do planeta. Em 2023, nos sugou mais de 13 bilhões de reais. Algo como 40 milhões de reais todos os dias. Só no Senado, são cerca de seis mil funcionários, trabalhando muito pouco ou quase nada. Injustiça minha? Bem, segundo a nova regra 4×3, não. Explico.

O novo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), acaba de conceder uma folga, para cada servidor, após três dias trabalhados. Sim, é isso mesmo. Trabalhou três dias seguidos, poderá folgar um – além dos sábados e domingos, é claro. E se preferir trabalhar, receberá dobrado por isso.

Ilha da Fantasia

Não entendeu? Vou desenhar: o servidor trabalha, sei lá, terça, quarta e quinta-feira, igual aos reis da cocada. Daí, muito cansados, poderão descansar na sexta, sábado e domingo, retornando à “vida mansa” na segunda-feira seguinte. Por isso “escala 4×3”. E vocês pensando que o fim da 6×1 (escala) era um problema.

Segundo o IBGE, cerca de 60% dos brasileiros vivem, ou melhor, sobrevivem com até um salário mínimo de rendimento mensal. Cerca de 90% dos trabalhadores do país recebem até R$ 3.5 mil mensais. A maioria trabalha, não 6×1, mas 7×7, pois fazem bicos ou cumprem dupla jornada pelos afazeres domésticos.

O funcionário público brasileiro já recebe, em média, duas vezes mais que um trabalhador em função equivalente da iniciativa privada. Este número sobe, levando-se em conta apenas o funcionalismo federal, e sobe ainda mais, levando-se em conta o servidor do Senado (em determinadas funções).

Piorou e vai piorar

Ou seja, é indigno a gigantesca parcela da população mais pobre do país ter de bancar essa mordomia inaceitável do Senado. Se está faltando serviço – e pelo visto está! -, que se mande embora o excesso de servidores e equilibre-se o número de funcionários e o montante de afazeres.

Se uma empresa tem mais trabalhadores que o necessário, ou diminui-se o número de horas trabalhadas, com a redução proporcional dos vencimentos – quando a legislação faculta -, ou demite-se o excedente. Do contrário, a empresa passará a ser deficitária e, em algum momento à frente, irá quebrar. 

Mas na casa da viúva, não. Afinal, há dezenas de milhões de formigas operárias prontas para carregar o peso mórbido do Estado-patrão. Tiradentes reclamava – e morreu – por 20% (de impostos). Hoje, a carga tributária beira 35% do PIB. Lembrei-me dos Paralamas do Sucesso: “Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou, são 300 picaretas com anel de doutor”.

Caramba! Eram só trezentos. Agora são seiscentos. Viram, como tudo pode piorar? Fora o Luís Inácio, né? Naquele tempo ele avisava. Hoje, sua história dispensa maiores comentários e explicações. Ah! O auxílio-alimentação (dos servidores do Senado) subiu 22% e foi a R$ 1.7 mil. Vai dar para comprar ovo e picanha.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
2

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
3

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico
4

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin
5

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio
6

Rachel Sheherazade perde processo contra SBT

Rachel Sheherazade perde processo contra SBT
7

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
8

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
9

GSI designa major “Fulano de Tal” como assistente na segurança de Lula

GSI designa major “Fulano de Tal” como assistente na segurança de Lula
10

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
1

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
2

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico
3

PEC 6x1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6x1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
4

Crusoé: "Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Crusoé: "Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo
5

Jaques Wagner tenta encontro com Lula após operação da PF

Jaques Wagner tenta encontro com Lula após operação da PF
6

GSI designa major "Fulano de Tal" como assistente na segurança de Lula

GSI designa major "Fulano de Tal" como assistente na segurança de Lula
7

De Toni quer que sociedade julgue crimes de colarinho branco

De Toni quer que sociedade julgue crimes de colarinho branco
8

Irã aceitará "grandes inspeções" nucleares, diz Trump

Irã aceitará "grandes inspeções" nucleares, diz Trump
9

Crusoé: O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Crusoé: O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira
10

O que faria um eleitor abandonar seu candidato?

O que faria um eleitor abandonar seu candidato?
1

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/06/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/06/2026
2

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
3

Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump

Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump
4

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
5

Cada vez mais cubanos fogem para o… Brasil

Cada vez mais cubanos fogem para o… Brasil
6

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
7

Japão encarece a entrada de turistas no país

Japão encarece a entrada de turistas no país
8

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
9

Mudança em grupo de investigadores da Operação Compliance Zero vira alvo de cobrança na Câmara

Mudança em grupo de investigadores da Operação Compliance Zero vira alvo de cobrança na Câmara
10

PF mapeia contatos de Daniel Vorcaro com núcleos do governo e da oposição em Brasília

PF mapeia contatos de Daniel Vorcaro com núcleos do governo e da oposição em Brasília

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

Davi Alcolumbre escala 6x1
< Notícia Anterior

Maratona de Nova York bate recorde de participantes

05.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Maratona de Nova York bate recorde de participantes
Próxima notícia >

Novo Toyota C-HR promete ser o queridinho dos SUVs compactos

05.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Novo Toyota C-HR promete ser o queridinho dos SUVs compactos
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

06.03.2025 00:00

Avisando ao leitor Marcos: se apenas os próprios políticos, seus parentes, apoiadores, cabos eleitorais e o séquito de bajuladores e dependentes comparecerem às urnas e votarem nos candidatos, eles estarão eleitos. Votos nulos ou em branco não contam para nada.


MARCOS

05.03.2025 20:07

FAÇAM COMO EU: NUNCA MAIS VOTEM EM POLÍTICO NENHUM.


Ita

05.03.2025 18:21

Causa-me ASCO. É a corte que D. João deixou aqui quando voltou Portugal.


Carlos Augusto Lins Brito Da Silva

05.03.2025 17:48

Realmente, o mundo dos senhores que habitam os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - é com certeza outro, o Mundo da Fantasia - um verdadeiro paraíso. Coitado dos pobres brasileiros.


Eduardo

05.03.2025 17:23

Nossa Versailles continua ignorando os brasileiros...


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

06.03.2025 00:00

Avisando ao leitor Marcos: se apenas os próprios políticos, seus parentes, apoiadores, cabos eleitorais e o séquito de bajuladores e dependentes comparecerem às urnas e votarem nos candidatos, eles estarão eleitos. Votos nulos ou em branco não contam para nada.


MARCOS

05.03.2025 20:07

FAÇAM COMO EU: NUNCA MAIS VOTEM EM POLÍTICO NENHUM.


Ita

05.03.2025 18:21

Causa-me ASCO. É a corte que D. João deixou aqui quando voltou Portugal.


Carlos Augusto Lins Brito Da Silva

05.03.2025 17:48

Realmente, o mundo dos senhores que habitam os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - é com certeza outro, o Mundo da Fantasia - um verdadeiro paraíso. Coitado dos pobres brasileiros.


Eduardo

05.03.2025 17:23

Nossa Versailles continua ignorando os brasileiros...



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé