O fim do governo Lula
Com popularidade mais baixa do que na época do esquema do mensalão, sensação é de que o governo já acabou, mas ainda há muito a piorar

O governo Lula (foto) vem perdendo popularidade desde que começou, e chega agora, no início de seu terceiro ano, ao pior nível de aprovação em todas as pesquisas.
Nos números do instituto Datafolha, a aprovação de 24% é a pior dos três mandatos presidenciais do petista, mais baixa até do que os 28% registrados no ápice da crise do mensalão, em 2005.
No caso do primeiro grande escândalo de corrupção do PT, Lula conseguiu reverter o cenário e se reelegeu em 2006. Ficou daquela época a impressão de que a oposição vacilou ao não insistir no impeachment do presidente, o que permitiu que ele se recuperasse.
Outros tempos
Neste governo, tudo parece diferente. A estratégia de Lula de aquecer a economia por meio de intensos gastos públicos, que levou a taxa de desemprego a recorde de baixa, não se reverteu em gratidão da população, o que tinha ocorrido em seus dois primeiros mandatos.
A oposição agita mobilização para um impeachment, mas, apesar da baixa popularidade do presidente, não parece haver clima popular para interromper o governo antes do fim. Além do mais, a sensação é de que o governo já acabou — e 62% não o querem como candidato em 2026, segundo o Ipec.
Lula gastou mais do que devia nos dois primeiros anos de mandato e, mesmo assim, não satisfez nem seus próprios eleitores. Depois de o discurso de melhorar a comunicação não ter mostrado qualquer efeito no prestígio do presidente, as soluções que circulam são mais gasto público.
Cofre sem fundo
O plano de isentar de Imposto de Renda quem recebe até 5 mil reais de salário segue de pé, apesar de o governo não ter garantia de uma contrapartida para abrir mão da receita de ao menos 50 bilhões de reais — a taxação de “super ricos” seria uma alternativa não garantida de compensação.
Também já se fala em facilitação de crédito e na distribuição gás gratuito para 22 milhões de famílias, e os governistas depositam esperanças na volta do Pé-de-Meia, programa de incentivo aos estudantes que o Tribunal de Contas da União (TCU) tinha bloqueado por estar fora do Orçamento.
Todas essas medidas teriam como efeito impulsionar a inflação, que o governo Lula diz querer combater para reduzir o preço dos alimentos, e, consequentemente, pressionar para cima a taxa básica de juros.
Melhores?
A situação é tão ruim que Lula teve de apelar ao único argumento que restou ao seu governo, e que foi o que levou a sua eleição em 2022: “Nós somos melhores que os outros para governar este país”.
Os petistas se escoram nas pesquisas de intenção de voto que indicariam o presidente como favorito para a sucessão de 2026. Mas os números de Lula não são tão bons assim, a eleição ainda está longe e a perspectiva é de ainda mais desgaste para o presidente — há uma recessão a caminho, e isso não se evita ou se mascara com contabilidade criativa.
A questão agora é se Lula chegará a 2026 em condição de se apresentar como candidato, sob o risco de não conseguir limpar sua biografia após ser preso — a verdadeira razão pela qual concorreu em 2022 — e ainda jogar o país na pior crise desde que empurrou Dilma Rousseff para governar o Brasil.
Leia mais: Expirou a data de validade do governo Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
18.02.2025 19:06Lula é populista e corrupto, só sabe governar com cofres cheios ou com um grosso talão de cheques, distribuindo verbas (e por baixo dos panos propinas) a seus "aliados" (cúmplices), enquanto também embolsa algum (muito) diretamente (palestras) ou por tabela (Ronaldinho dos negócios, triplex, sítio de Aiibaia, etc). Infelizmente o grau de ignorância da maioria do povo é estupendo, só se importam com BBB, futebol, novelas e notícias policiais. Votam num eterno "Fla x Flu". Elegeram o deputado monotemático e desiquilibrado em 2018? Tudo bem, era uma novidade e prometia algo. Não deu certo, voltam para o velho corrupto de outrora, ou seja, não sabem sair da b..., sem voltar à m...
Claudemir Silvestre
17.02.2025 19:05Fim do governo LULA ?? Mas quando foi que começou o governo Lula 3 ??? 🤷🏻🤷🏻
Marcelo José Dias Baratta
17.02.2025 01:19Lamentavelmente ainda há alguns doentes da cabeça que defendem esse Sr. e o PT, muitos já acordaram, mas esses poucos fazem muito barulho, barbie e lindinho estão dentre esses, não à toa se uniram no pessoal também, esses com suas bocas grandes ainda espalham mentiras ao vento. Como o povo é imprevisível, não pensa, não têm memória, nem curta, nem longa, tudo pode acontecer.
Angela
16.02.2025 14:43Meeedo!!! Aqui em Banania tudo pode acontecer; até o passado é incerto 😐
BRUNO
16.02.2025 13:22Além disso, ele faz 80 anos este ano, já está totalmente gagá.
Ricardo Nery
16.02.2025 13:20Há mais de 20 anos esse cidadão atrapalha o desenvolvimento e a paz do país. Que ele nos dê um sossego e vá cuidar dos seus netos já que seu destino mais justo seria retornar para a cadeia.
Marian
16.02.2025 12:40Não estamos mais a caminho do buraco, já estamos nele. E daí pra pior
Edilene Barreto
16.02.2025 12:09Excelente artigo !!!
Marcia Elizabeth Brunetti
16.02.2025 11:42Torço para que, enfim, tenha caído a ficha para toda a Esquerda que imagina que Lulis é algo que preste o sacrifício.