“Somos melhores que os outros”, diz Lula após aprovação desabar
Segundo Datafolha, a aprovação do petista caiu de 35% para 24%. Esse é o menor nível atingido por Lula em seus três mandatos presidenciais

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira, 14, durante evento da Vale em Parauapebas (PA), que 2025 será o “ano da verdade” e que pretende “derrotar a mentira” para provar que seu governo é “melhor que os outros”.
Esse foi o primeiro discurso do petista após a divulgação da pesquisa Datafolha, que apontou queda de 11 pontos percentuais no índice de aprovação do governo. Em dois meses, a aprovação do petista caiu de 35% para 24%. Esse é o menor nível atingido por Lula em seus três mandatos presidenciais.
“Eu dediquei 2025 para dizer aos companheiros da Vale: nós vamos derrotar a mentira, porque este será o ano da verdade neste país. Eu quero provar que nós somos melhores que os outros para governar este país”, disse Lula, sem mencionar a pesquisa Datafolha divulgada horas antes.
O evento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e de ministros como Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).
Durante o discurso, Lula exaltou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e afirmou que quer um país com “trabalhadores bem remunerados, empreendedores bem-sucedidos e uma classe média forte”.
Crise do Pix
A pesquisa Datafolha captou o impacto da crise do monitoramento do Pix, que eclodiu em janeiro e levou o governo a suspender a normativa da Receita Federal que previa a fiscalização de movimentações acima de 5 mil reais por mês.
Outros institutos já tinham indicado o impacto da crise do Pix na popularidade de Lula, mas nenhum tinha mostrado uma queda tão brusca na aprovação do presidente.
Leia também: Então as fake news do Pix eram fake news?
Nem no mensalão
Levando em conta os três mandatos presidenciais de Lula, sua pior avaliação foi atingida em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, quando o índice de ótimo e bom chegou a 28%. O maior índice de ruim e péssimo (34%) até então tinha sido registrado em dezembro de 2024.
A queda de popularidade desta vez também ocorreu com grande intensidade no Nordeste, região onde Lula costuma ter os melhores resultados eleitorais. Sua avaliação de ótimo ou bom foi de 49% para 33%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Claudemir Silvestre
15.02.2025 11:19É LULA seu governo é mesmo melhor do que os outros, na CORRUPÇÃO, nas MENTIRAS, na ALTA DA INFLAÇÃO, no AUMENTO DOS JUROS, no ROMBO DAS ESTATAIS, no AUMENTO DOS IMPOSTOS e nos falsos Índices do IBGE !!! Pede pra sair Lula … Faz essa gentileza pro pais !!!
Marcia Elizabeth Brunetti
15.02.2025 10:04Sidônio deve estar preparando palanques mais alegres com distribuição de cestas básicas, com Chico Buarque, Caetano Veloso cantando para o povo. Farta distribuição de dentaduras!!! Talvez chegue a algum resultado positivo.