Band e Globo disputam a Fórmula 1
A Globo busca recuperar os direitos da Fórmula 1 com uma proposta que combinaria TV aberta, o canal por assinatura Sportv e a plataforma Globoplay

A Band e a Globo estão em disputa aberta pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2026, conforme reportado pelo site NaTelinha e confirmado pelo Motorsport.
A Band assumiu a Fórmula 1 em 2021, após a Globo encerrar seu contrato por discordar dos valores cobrados pela categoria. A atual emissora exibe as corridas em TV aberta e no canal por assinatura BandSports, com cobertura que inclui treinos, classificações e corridas.
A proposta da Band para 2026 seria manter a exibição em TV aberta, como é hoje, com transmissão de todas as etapas ao vivo, complementada por pacotes digitais no BandSports, canal fechado do grupo.
Entre seus pontos fortes, está o maior tempo dedicado ao automobilismo na sua programação principal. Só que a Band, que já teria atrasado as parcelas de pagamentos de direitos de transmissão à categoria num passado recente, dependeria de cotas de patrocínio para viabilizar a operação, o que pode pesar contra, pois a Globo possui capacidade de investimento e captação de recursos superior.
A Globo, que transmitiu a Fórmula 1 de 1981 a 2020, busca recuperar os direitos com uma proposta que combinaria TV aberta, o canal por assinatura Sportv e a plataforma de streaming Globoplay.
A emissora carioca planeja explorar o alcance de sua infraestrutura digital e a integração com conteúdos multiplataforma. A força da Globo reside no seu histórico de audiência maior, na qualidade técnica de suas produções e na capacidade de atrair grandes anunciantes.
Só que a ausência da Fórmula 1 em sua grade nos últimos anos poderia dificultar a reconquista do público especializado, que teria se acostumado à cobertura da Band, que transmite na TV aberta todas as corridas e suas classificações.
Comenta-se que se a Globo retomar os direitos da categoria, apenas de 12 a 15 corridas seriam exibidas na TV aberta, com as demais etapas disponíveis apenas para assinantes de seus serviços pagos, assim como o pós-corrida, como a cerimônia do pódio.
Além disso, a Globo precisa lidar com críticas passadas sobre a priorização de outros conteúdos, como jogos e programas, em detrimento da categoria.
A negociação pelos direitos, que expiram no final de 2025, está em andamento. A decisão da Liberty Media, gestora da Fórmula 1, dependerá de fatores como alcance, proposta financeira e capacidade de engajamento do público brasileiro, que agora conta com o reforço de um piloto próprio, Gabriel Bortoleto, que marcou seus primeiros pontos na corrida de domingo, 29 de junho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose Diogo de Almeida
07.07.2025 12:25A Globo teria que abrir o SPORTV para o publico em geral forma gratuita nos dias dos treinos e corridas que não transmitir nos canais abertos, acho q