A perversidade lulopetista ataca outra vez

26.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

A perversidade lulopetista ataca outra vez

avatar
Ricardo Kertzman
7 minutos de leitura 25.03.2025 08:30 comentários
Análise

A perversidade lulopetista ataca outra vez

Lula arrebentou com os pobres no passado, e irá arrebentar mais uma vez

avatar
Ricardo Kertzman
7 minutos de leitura 25.03.2025 08:30 comentários 6
A perversidade lulopetista ataca outra vez
Lula na Ovobrás. Inteligência artificial Grok

Anos atrás, em 12 de agosto de 2016, escrevi uma coluna intitulada “Lula arrebentou com os pobres”. No final deste texto, a reproduzo na íntegra. À época, mostrava como o crédito farto e artificialmente “barato” produzido pelo petismo fez com que os mais pobres se endividassem, comprando bens de consumo duráveis e semiduráveis, que com o tempo se depreciaram ou simplesmente estragaram, e após anos, na impossibilidade de continuarem pagando as prestações “pornográficas” pelos juros embutidos, não apenas se mantiveram pobres (sem os bens ou o equivalente valor), mas com dívidas impagáveis e os nomes negativados pelas agências de crédito. Ou seja, deixaram de “não ter nada”, sem dívidas, para “não ter nada”, com dívidas.

Talvez um dos exemplos mais crassos tenha sido o financiamento em 70, 80 vezes de automóveis populares. Com o tempo, os impostos e as taxas sobre estes veículos foram sendo desprezados pelos proprietários, que não davam conta de pagar nem mesmo a manutenção, e com os atrasos nas prestações acabaram tendo o bem (os carros) retomado pelos agentes financiadores. Mais uma vez ficaram sem o patrimônio e com dívidas impagáveis. Outros exemplos dessa prática nefasta foram o crédito estudantil e o crédito imobiliário. O brasileiro, de modo geral, não tem a chamada “educação financeira”. As camadas mais pobres e desinformadas, então, nem se fala. Foram seduzidas pela propaganda populista, compraram “sem medo de ser feliz” e se lascaram.

A hecatombe econômica produzida pelos governos Lula II e Dilma Rousseff foi a pá de cal. A inflação explodiu, os juros explodiram, o desemprego explodiu e os pobres, ou melhor, seus nomes e seus créditos, idem. É a esse mesmo modelo perverso que mais uma vez recorrem Lula e o PT na tentativa desesperada de se manterem no poder em 2026, haja vista o declínio da aprovação do governo e a reprovação pessoal do presidente da República, apontados em todas as últimas pesquisas de opinião. Como distribuir fraldas, dentaduras, absorventes, culpar o Banco Central pela inflação e os ladrões imaginários pelo preço dos ovos não funciona mais, a saída, outra vez, é anunciar uma prosperidade tão falsa quanto as promessas do próprio Lula.

Chapéu alheio

Anunciado com estardalhaço e, ouso dizer, possível ilegalidade pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o próprio presidente Lula, o Crédito Consignado CLT carrega a ilusão de crédito barato. Mas como podem ser baratos juros de 2.5% a 3.5% ao mês – capitalizados passam de 30% a 40% ao ano? Lembrando que parte deste empréstimo (crédito consignado) está atrelado ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que não é do governo, mas do trabalhador e compulsoriamente tomado pelo Estado, que aplica mal e porcamente os recursos sem permitir que o próprio dono do dinheiro (o trabalhador) faça dele o uso que quiser e bem entender. É o famoso “cumprimentar com o chapéu alheio”.

Não é novidade para ninguém o desequilíbrio fiscal, a inflação crescente – sobretudo dos alimentos -, os juros acachapantes e a flutuação imprevisível do dólar. Ou seja, um cenário econômico pra lá de intranquilo. Ao atirar mais dinheiro na economia, Lula retroalimenta este ciclo perverso acima. O mesmo filme visto antes, que resultou em recessão, desemprego e inadimplência recordes entre 2014 e 2016. A falta de educação financeira do brasileiro, a sede por consumo e o populismo irresponsável do lulopetismo são uma mistura perigosa com dia, hora e data para explodir. E aqui não se trata de torcida contrária ou opinião, mas de fatos históricos. Lula arrebentou com os pobres no passado, e irá arrebentar mais uma vez. 

As pessoas agora podem ter crédito barato para sair do endividamento. Sair da mão do agiota, do banco que cobra até 10%, 12%, para procurar o crédito mais barato que elas puderem encontrar. O banco que cobrar menos, vá lá e faça a mudança, profetizou o pai do Ronaldinho dos Negócios ao lançar o seu novo velho programa. Certas coisas têm tudo para dar errado e dão. Como eu disse, já deram antes, darão outra vez. Mas Lula ou estará reeleito ou deixará mais uma herança verdadeiramente maldita. E não apenas ao seu sucessor, mas ao país, que perderá outra década tentando sair do buraco, como vem fazendo, sem sucesso. Leiam abaixo a coluna de nove atrás, mais atual do que nunca.

Lula arrebentou com os pobres

O PT, especialmente seu líder, aquele que se diz o homem mais honesto do Brasil, arruinou a vida dos mais necessitados. Ao assumir a Presidência, o “pai dos pobres” surfou na onda de uma casa arrumada por seu antecessor — e por um extraordinário momento macroeconômico mundial — e ao invés de implementar as reformas que o país precisava investiu no populismo fácil.

Já em seu segundo mandato, o país foi colhido pelo tsunami da crise dos subprimes americanos. Responsável e honesto como só um populista poderia ser, ao contrário do que deveria fazer, ou seja, anunciar medidas de contenção e prudência à população, logo partiu para sua especialidade: mentir e bravatear! 

Chamou a mega crise de marolinha e recomendou ao povo que comprasse. E mais: aumentou a facilidade de crédito, reduziu os juros, baixou os impostos de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, e incentivou o endividamento extremo, sobretudo dos mais carentes, que ávidos por bens de consumo que nunca possuíram, correram para o crediário com  juros acachapantes. 

Quebrou o país e saiu para jantar

De pessoas pobres sem nada, passaram a pessoas pobres endividadas; e hoje em dia, novamente sem nada, pois ou perderam os objetos que compraram por conta da inadimplência ou pela própria depreciação dos mesmos. O período do aumento da renda (do trabalhador) deveria ter sido aproveitado para poupar ou investir em educação, por exemplo. Mas isto deveria ter sido estimulado pelo governo, que, ao contrário, só estimulou consumo e endividamento.

O Brasil é um país pobre e um dos que possuem as menores taxas de poupança interna do mundo. A lógica diria para “poupar, poupar e poupar”. Mas desde quando petistas pensam em lógica? Desde quando lhes interessa a verdade e o bom senso? Repetiram, à exaustão, as glórias de um país que JAMAIS existiu, e convenceram a maioria desinformada dos brasileiros a viver como ricos. Deu no que deu: com carro na garagem, mas sem dinheiro para o IPVA e gasolina. Com Iphone novinho em folha, mas sem dinheiro para ligações. Com geladeira, TV e micro-ondas, mas com a energia cortada por falta de pagamento.

Por outro lado, na mesma intensidade em que destruiu os pobres, fez a maior alegria jamais vista pelos bilionários da pátria: banqueiros, empreiteiros, industriais, varejistas e outros potentados da economia assistiram aos próprios patrimônios atingirem alturas imorais diante do caos econômico produzido pelo governo. Nunca antes na história deste país, como sempre repetia o falsário, houve tamanha transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos.

Finalizo com uma mensagem aos “militontos” que certamente virão aqui, com aquele lero-lero petista: “vocês não gostam que pobre tenha carro, celular, viaje de avião e blá blá blá”: deixem de ser bobos e vão se informar! Mais de 65 milhões de pessoas estão com seus nomes negativados por inadimplência. Então, parem de repetir as besteiras que lhes zurram aos ouvidos e comecem a pensar por si mesmos.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Crusoé: A fatura chegou para a Rússia

Crusoé: A fatura chegou para a Rússia
2

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela
3

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio
4

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets
5

Pai de Vorcaro envia carta a Mendonça e pede revogação de prisão

Pai de Vorcaro envia carta a Mendonça e pede revogação de prisão
6

Crusoé: Ainda há limites?

Crusoé: Ainda há limites?
7

Pior que o vídeo de Michelle foi a reação de Flávio Bolsonaro

Pior que o vídeo de Michelle foi a reação de Flávio Bolsonaro
8

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro
9

Desabafo de Michelle é “pedido de socorro” contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina

Desabafo de Michelle é “pedido de socorro” contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina
10

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro
1

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle
2

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro
3

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio
4

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República
5

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina
6

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio
7

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio
8

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF
9

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master
10

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets
1

Terremotos na Venezuela: mortes sobem para 235

Terremotos na Venezuela: mortes sobem para 235
2

Moraes deve definir prisão de Jair Bolsonaro apenas na semana que vem

Moraes deve definir prisão de Jair Bolsonaro apenas na semana que vem
3

Volkswagen deve cortar 100 mil empregos

Volkswagen deve cortar 100 mil empregos
4

Disputa entre Flávio e Michelle faz Valdemar antecipar retorno de Miami

Disputa entre Flávio e Michelle faz Valdemar antecipar retorno de Miami
5

Deputado do PL apresenta projeto para acabar com milicianos no Brasil

Deputado do PL apresenta projeto para acabar com milicianos no Brasil
6

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 26/06/2026

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 26/06/2026
7

Crusoé: A bancada do 8 de janeiro

Crusoé: A bancada do 8 de janeiro
8

Recém-contratada, Ticiane Pinheiro ganha papel em novela da Globo

Recém-contratada, Ticiane Pinheiro ganha papel em novela da Globo
9

Horóscopo semanal: previsões para os signos de 29 de junho a 05 de julho de 2026

Horóscopo semanal: previsões para os signos de 29 de junho a 05 de julho de 2026
10

Protagonista de novela da Globo recusa rótulo de galã

Protagonista de novela da Globo recusa rótulo de galã

Tags relacionadas

crédito consignado
< Notícia Anterior

Os superalimentos mais poderosos para turbinar sua imunidade

25.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Como planejar viagens noturnas do Aeroporto de Brasília

25.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

28.03.2025 11:07

Todos aqueles que colocaram-no novamente no Planalto merecem se ferrar nesta nova armadilha para eleitor-otário. E mesmo assim, não me iludo, chorarão copiosamente no dia em que Lula partir desse mundo, mesmo que estejam sem eletricidade para assistir na TV gigante da qual ainda devem várias prestações.


Sandra

25.03.2025 16:04

Quero ver é como vai ficar o FGTS dos trabalhadores depois que ele der o dinheiro deles como empréstimo e não forem pagos. Isso não é inconstitucional?


Angelo Sanchez

25.03.2025 14:15

Sem milho não existe galinha, e sem galinha não há ovos. Lembrando que o agro tinha preferência política pelo Bolsonaro e o agro foi penalizado com cortes em empréstimos dos Bancos Oficiais. com a safra menor, os preços aumentam, é a lei da Oferta e da Procura, que o “descondenado” quer revogar.


Ita

25.03.2025 11:40

"TAMOS" ferrados. Vai ser difícil consertar isso depois.


Amaury G Feitosa

25.03.2025 10:08

O miliardário DITADOR CORRUPTO condenado em três instâncias disto que chamam justiSSa simplesmente dá aos manés de Janjolândia dos Tupis o que tanto querem e merecem, cacete no lombo e no fiofó, é pouco E o PIOR AINDA ESTÁ POR VIR mas ele e seu bando brevemente pagarão seus hediondos crimes contra a nação e quem sobreviver verá.


Joe Luis França da Nova

25.03.2025 09:37

Parabéns ! Lucidez ainda existe.


Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.