A eleição francesa e o futuro da Europa
Emmanuel Macron (foto) segue à frente de Marine Le Pen nas pesquisas eleitorais sobre o segundo turno das eleições na França, diz a Crusoé. O atual presidente conta com o apoio de quase toda a Europa. Sua adversária conta com a torcida de Vladimir Putin...
Emmanuel Macron (foto) segue à frente de Marine Le Pen nas pesquisas eleitorais sobre o segundo turno das eleições na França, diz a Crusoé. O atual presidente conta com o apoio de quase toda a Europa. Sua adversária conta com a torcida de Vladimir Putin.
“Nesta quarta-feira, o frango brasileiro foi assunto — breve, mas assunto — do debate televisivo entre Emmanuel Macron, atual presidente da França que busca a reeleição pelo seu partido de centro, La République en Marche, e Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita que concorre ao Palácio do Eliseu pelo Rassemblement National. O frango foi servido no segmento dedicado ao que cada um pensa a respeito do papel da França na União Europeia.
Marine Le Pen disse que Emmanuel Macron, europeísta convicto, abriu as portas do mercado consumidor francês indiscriminadamente, por meio de uma série de acordos bilaterais firmados pelo bloco que feriram os interesses dos produtores franceses de vários setores — e citou o caso do frango brasileiro. Emmanuel Macron respondeu que não era verdade e que, para não prejudicar os agricultores da França e não contribuir para o desflorestamento da Amazônia, foi contra o acordo da União Europeia com o Mercosul. Rapidamente depenado, o frango brasileiro foi para a geladeira, substituído por assuntos mais urgentes, como a guerra na Ucrânia, a reforma do sistema de aposentadorias e, tema principal, a queda do poder aquisitivo dos cidadãos.
O segundo turno das eleições francesas ocorrerá neste domingo, 24 de abril, e os adversários são os mesmos de 2017, só que agora em contexto bem mais complicado do que o usual na vida das nações.”
LEIA AQUI; assine a Crusoé e financie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)