E os 14 bilhões? E os 14 bilhões?
O Antagonista

E os 14 bilhões?

avatar
Claudio Dantas
3 minutos de leitura 14.02.2022 18:34 comentários
Opinião

E os 14 bilhões?

Hoje é dia de relembrar o artigo "E a cocaína?", publicado pelo professor Joaquim Falcão em 2019, por ocasião das matérias do blog IntercePT, que, com apoio de grande parte da imprensa profissional, ajudou a construir a série de fake news que levou à anulação da condenação de Lula e a criminalização da Lava Jato...

avatar
Claudio Dantas
3 minutos de leitura 14.02.2022 18:34 comentários 0
E os 14 bilhões?
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Hoje é dia de relembrar o artigo “E a cocaína?”, publicado pelo professor Joaquim Falcão em 2019, por ocasião das matérias do blog IntercePT, que, com apoio de grande parte da imprensa profissional, ajudou a construir a série de fake news que levou à anulação da condenação de Lula e a criminalização da Lava Jato.

No texto, Falcão contou a história do julgamento de um traficante de drogas preso com mais de 30 quilos de cocaína. Durante a instrução, uma autoridade teria cometido ato duvidoso e, durante análise do caso pelo Supremo, a defesa alegou “ofensa ao princípio de devido processo legal”.

“O debate no Supremo caminhava rotineiramente para a soltura e absolvição do traficante preso. Quando, surpresa, um ministro perguntou a seus colegas: ‘E a cocaína? O que fazemos com os mais de 30 quilos apreendidos?’ Se não houve crime, há que se devolvê-la a seu legítimo proprietário: o traficante. O Estado não poderia confiscá-la com base em eventual equívoco processual da autoridade coatora. Pelo menos naquele processo e por aquele motivo.”

Ao fazer uma analogia com os diversos crimes descobertos pela Lava Jato e suas derivadas, Falcão questionou em seu artigo: “O que se faz com as provas provadas? Com os dólares do apartamento do ex-ministro Geddel Vieira? Com a mala de dinheiro de Rocha Loures? Com as contas não declaradas da Suíça? Com ilícitos recursos já devolvidos? Com as confissões confessadas? Perícias confirmadas? A quem devolver? À sociedade?”

Segundo o jurista, “o excesso do devido processo legal é uma doença. Inchaço. Patologia. É o processualismo”. “Este processualismo tem efeito reverso. É como o muito receitar de antibióticos. O corpo cria defesas. De tantos incidentes processuais, a corrupção cria também defesas. Este processualismo não defende a sociedade. São rituais de impunidades e desigualdades judiciais”.

Como O Antagonista revelou mais cedo, Humberto Martins resolveu arquivar o inquérito que ele mesmo abriu de ofício para investigar os procuradores da Lava Jato, com base em matérias do mesmo IntercePT.

O ministro admitiu não ter encontrado qualquer indício que sustentasse a tese vazajatista, mas isso não impediu que o caso fosse usado no ano passado para desgastar ainda mais a Lava Jato e levar o Supremo a usar o mesmo material criminoso, obtido com hackers, como “reforço argumentativo” para declarar a parcialidade de Moro e anular as condenações de Lula e de outros criminosos.

É a mesma tese, aliás, que levou o TCU a abrir a investigação ilegal sobre a consultoria do ex-juiz e vem sendo repetida à exaustão para inviabilizar também sua candidatura à Presidência. É um tapetão jurídico, como escreveu Deltan Dallagnol no Twitter.

Foi numa troca de tuítes com Deltan que um ex-advogado da Odebrecht acabou admitindo que os R$ 14 bilhões recuperados pela Lava Jato foram desviados da Petrobras pela corrupção lulista. Então, vamos devolvê-los aos criminosos?

Brasil

BNDES anuncia concurso com 150 Vagas e salários de até R$ 20.900

27.04.2024 10:37 2 minutos de leitura
Visualizar

Irã anuncia libertação de tripulantes de cargueiro português

Visualizar

Novo ataque Houthi no Mar Vermelho escala crise

Visualizar

Venda de Beraldo ao PSG rende bolada ao São Paulo. Veja valores

Visualizar

Pensionistas do INSS em 2024: direitos e diferenças explicados

Visualizar

Policial entra em reallity show sem autorização da PM

Visualizar

Tags relacionadas

Lava Jato Petrolão STF STJ
< Notícia Anterior

Memorial às vítimas da Covid será inaugurado amanhã no Senado

14.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Lewandowski proíbe governo de fazer uso indevido do Disque 100

14.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Felipe Neto, o Excrementíssimo e a liberdade de expressão

Felipe Neto, o Excrementíssimo e a liberdade de expressão

Madeleine Lacsko
26.04.2024 17:10 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Josias Teófilo na Crusoé: Duas faces do Brasil

Josias Teófilo na Crusoé: Duas faces do Brasil

26.04.2024 15:59 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: Alex Jones e os limites da liberdade

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Alex Jones e os limites da liberdade

26.04.2024 15:50 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Leonardo Barreto na Crusoé: Descuido com o fiscal indica que Lula não pensa na reeleição?

Leonardo Barreto na Crusoé: Descuido com o fiscal indica que Lula não pensa na reeleição?

26.04.2024 13:01 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.