É para valer, Moro? É para valer, Moro?
O Antagonista

É para valer, Moro?

avatar
Claudio Dantas
4 minutos de leitura 13.12.2021 18:41 comentários
Opinião

É para valer, Moro?

Em apenas um fim de semana, Sergio Moro foi alvo de duas fake news e ainda recebeu recados malcriados de ministro do Supremo, por meio da imprensa. Como registramos, a Veja disse que Gilmar Mendes "vai bater em Moro no momento oportuno". Depois, publicou que o ex-juiz ficou milionário trabalhando no mercado privado -- como se houvesse algum crime nisso...

avatar
Claudio Dantas
4 minutos de leitura 13.12.2021 18:41 comentários 0
É para valer, Moro?
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Em apenas um fim de semana, Sergio Moro foi alvo de duas fake news e ainda recebeu recados malcriados de ministro do Supremo, por meio da imprensa.

Como registramos, a Veja disse que Gilmar Mendes “vai bater em Moro no momento oportuno”. Depois, publicou que o ex-juiz ficou milionário trabalhando no mercado privado — como se houvesse algum crime nisso, no caso de ser verdade.

Ainda no domingo, Jair Bolsonaro também espalhou a mentira de que Deltan Dallagnol o teria procurado para tentar ser PGR e ainda recomendou o compartilhamento de um vídeo repleto de fake news de um blogueiro sujo e com bigodinho suspeito.

Nos grupos de WhatsApp, já circula também a informação de que Augusto Aras vai enquadrar Moro por denunciação caluniosa. E isso não é nada comparado com o que está por vir.

A desinformação e a destruição de reputações compõem hoje o principal arsenal eleitoral de petistas e bolsonaristas, que veem em Moro o inimigo comum a ser abatido. No Podemos, a ficha ainda não caiu.

Na semana passada, o ex-juiz foi bater à porta de Nizan Guanaes, que rejeitou polidamente o convite para tocar a campanha morista. O publicitário já recusou convites de outros pré-candidatos, talvez pelo temor de fracassar, como ocorre com seu conterrâneo João Santana, hoje incapaz de transformar Ciro Gomes num candidato palatável.

Em tempos de internet, redes sociais e aplicativos de mensagens, a figura do marqueteiro deu lugar à do estrategista-chefe, à la Steve Bannon. As ferramentas tecnológicas obviamente estão disponíveis para uma campanha limpa também.

Não basta responder no Twitter, é preciso saber disseminar o conteúdo para alcançar o eleitor. A militância espontânea, que dá relevância a Moro nas redes sociais, também está abandonada.

A campanha de Moro parece não entender isso e outras coisinhas. Tenta justificar que ele se filiou há pouco mais de 1 mês, como se o partido não tivesse que se preparar com antecedência.

Para se ter uma ideia, em outubro de 2017, quando fiz minha primeira entrevista com Jair Bolsonaro, o então pré-candidato já era recebido em aeroportos aos gritos de “mito” por apoiadores organizados, entre eles associações de policiais, bombeiros e até pelo MBL.

Em novembro daquele ano, o então deputado federal do baixo clero já tinha entre 13% e 15% das intenções de voto, enquanto Lula liderava com média de 35%.

O problema vai além da falta de estratégia e de estrutura para lidar com as fake news da concorrência, a campanha de Moro também peca de forma amadora na interlocução com a imprensa.

Como suas agendas não são divulgadas e nem registradas para posterior divulgação, raramente as redações conseguem enviar repórteres para acompanhar o pré-candidato, o que significa jogar no lixo uma publicidade espontânea indispensável para quem ainda tenta se tornar um “político” conhecido.

O desastre inclui questões básicas, como a ausência de uma assessoria que cuide da imagem diária do candidato, que usa a mesma muda de roupa na visita à favela e no jantar com empresários em São Paulo.

A coordenação política também não funciona direito, pois gasta o tempo de Moro em agendas que só teriam sentido no meio da campanha, lá por agosto e setembro. O ex-juiz poderia estar aproveitando melhor seu tempo com media training, ganhando confiança no vídeo e estudando debates e as fragilidades de seus concorrentes.

Moro conquistou rapidamente um bom espaço na Terceira Via, mas nada garante que conseguirá mantê-lo, caso outros (as) candidatos (as) entrem no circuito. Tampouco se pode subestimar o impacto das fake news na imagem já arranhada do ex-juiz.

Diante deste cenário, começo a me questionar se a candidatura de Sergio Moro é para valer.

Brasil

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato de Seif

28.04.2024 08:59 2 minutos de leitura
Visualizar

Praça dos Três Poderes: Conheça o plano de restauração

Visualizar

Renato Gaúcho da chilique e deixa o campo após expulsão de Diego Costa

Visualizar

Hotel Colline de France, em Gramado, é o melhor do mundo

Visualizar

Incêndio no Pico do Jaraguá é controlado rapidamente pelos bombeiros

Visualizar

Bilionário construirá maior parque de energia renovável do mundo

Visualizar

Tags relacionadas

campanha eleições 2022 Sergio Moro
< Notícia Anterior

Fachin é o relator da ação que pede a suspensão das mudanças do Prouni

13.12.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Bolsonaro tenta mostrar familiaridade com o Nordeste e protagoniza cena ridícula

13.12.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Felipe Neto, o Excrementíssimo e a liberdade de expressão

Felipe Neto, o Excrementíssimo e a liberdade de expressão

Madeleine Lacsko
26.04.2024 17:10 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Josias Teófilo na Crusoé: Duas faces do Brasil

Josias Teófilo na Crusoé: Duas faces do Brasil

26.04.2024 15:59 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: Alex Jones e os limites da liberdade

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Alex Jones e os limites da liberdade

26.04.2024 15:50 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Leonardo Barreto na Crusoé: Descuido com o fiscal indica que Lula não pensa na reeleição?

Leonardo Barreto na Crusoé: Descuido com o fiscal indica que Lula não pensa na reeleição?

26.04.2024 13:01 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.