Senador pede suspensão imediata de acordo entre INSS e Contag
Viana afirma não ser aceitável o acordo continuar em vigor depois de bilhões de reais desviados de aposentados e pensionistas
O senador Carlos Viana (PSD-MG), que foi o o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, anunciou nesta quarta-feira, 3, que protocolou um pedido de suspensão imediata do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto Nacional do Seguro Social e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
“Depois de bilhões desviados de aposentados e pensionistas… depois das investigações da Polícia Federal… e depois de tudo o que a CPMI do INSS revelou ao Brasil… não é aceitável que esse acordo continue em vigor. Estamos falando do dinheiro de idosos e trabalhadores humildes. Até que todas as investigações sejam concluídas, esse acordo precisa ser imediatamente suspenso. O aposentado brasileiro merece respeito, proteção e justiça”, argumentou Viana, em publicação no X.
O INSS reativou um ACT celebrado com a Contag. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira, 2, e é assinada pela presidente do Instituto, Ana Cristina Silveira.
O deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), que foi o relator da CPMI do INSS, criticou a medida na terça também.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar questionou a decisão e associou a retomada do acordo ao escândalo bilionário envolvendo cobranças feitas de aposentados e pensionistas.
“Quantos bilhões serão desviados desta vez?”, falou Gaspar. O deputado lembrou que a Contag foi uma das entidades citadas nos trabalhos da CPMI e afirmou que a confederação foi alvo de pedido de indiciamento apresentado no relatório final da comissão.
Na gravação ainda, Gaspar direcionou críticas ao presidente Lula (PT), acusando o governo de agir em desacordo com o discurso de defesa da população mais vulnerável.
“Depois de bilhões desviados de aposentados e pensionistas, o governo Lula reativa o acordo de cooperação com a Contag, a associação que mais descontou dinheiro de aposentado e pensionista, alvo do nosso indiciamento na CPMI do INSS”, declarou.
O parlamentar também afirmou que a decisão demonstra falta de compromisso com os beneficiários da previdência.
“Lula, você não tem pena do povo mais sofrido do Brasil. Você discursa de uma forma, mas age totalmente diferente”, disse.
Ao encerrar a manifestação, Gaspar classificou a reativação do acordo como um “escândalo” e uma “falta de vergonha”, acrescentando que a população cobrará explicações do governo.
“Chega de usar o mais sofrido para enriquecer uns poucos. Isso é uma vergonha”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)