Oposição celebra decisão da União Progressista de deixar o governo Lula
Segundo o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), iniciativa é uma "demonstração de coragem e compromisso com o país"
A oposição na Câmara dos Deputados celebrou nesta terça-feira, 2, a decisão da federação União Progressista (UPb), formada pelo União Brasil e o PP, de deixar o governo Lula (PT). A UPb determinou que os ministros filiados a algum dos partidos e outros integrantes renunciem à função no Executivo, sob pena de sofrer punições disciplinares.
Em nota, o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), parabenizou a decisão.
“Num dia tão simbólico e importante para o Brasil – marcado pelo início de um julgamento repleto de ilegalidades – este gesto ganha ainda mais relevância. É uma demonstração de coragem e compromisso com o país, que reforça a necessidade de se romper com um governo que não entrega absolutamente nada, que se mantém envolto em escândalos de corrupção, como o caso do roubo dos aposentados, e que destrói a economia nacional com gastança pública e irresponsabilidade fiscal”, pontuou Zucco, fazendo ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe.
“A Oposição manifesta seu integral apoio e agradece a essa decisão, que fortalece a luta por um Brasil livre da corrupção, do autoritarismo e da incompetência. Trata-se de um passo acertado, que renova a esperança de milhões de brasileiros em um futuro de mais justiça, prosperidade e democracia”, complementou.
A superfederação de partidos do Centrão soma 109 deputados federais e 15 senadores – as maiores bancadas das duas Casas -, sete governadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais e 12.398 vereadores.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, é filiado ao União Brasil. Já o ministro dos Esportes, André Fufuca, é filiado ao PP.
Na última sexta-feira, 29, Sabino negou que tinha tomado a decisão de deixar o governo Lula. Porém, na quarta-feira, 27, a Executiva Nacional do União Brasil já havia resolvido antecipar o movimento de desembarque da base governista.
A favor da anistia?
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse no X na tarde desta terça que PSD, Republicanos, União Brasil, Progressistas e Novo são favoráveis também a pautar na Câmara o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Ele agradeceu as siglas pelo apoio.
Sóstenes pontuou ainda que as bancadas somam 292 deputados federais, a maioria da Casa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)