União Brasil vai antecipar desembarque da base do governo Lula
O anúncio oficial deve ocorrer durante reunião da executiva nacional da sigla, em 2 de setembro
A executiva nacional do União Brasil decidiu nesta quarta-feira, 27, antecipar o movimento de desembarque da base do governo Lula. A decisão foi tomada após o presidente Lula ter cobrado os ministros que fazem parte de siglas que se manifestam contrárias ao governo federal durante reunião ministerial.
A expectativa inicial era que o desembarque ocorresse no início do ano que vem, mas após a cobrança, a expectativa é que o União anuncie que não faz mais parte do governo Lula durante reunião da executiva nacional da sigla, marcada para a próxima terça-feira, dia 2.
Após a cobrança de Lula ao ministro Celso Sabino (Turismo), o presidente da sigla foi para as redes sociais se pronunciar oficialmente sobre a fala do petista.
“A fala do presidente Lula evidencia o valor da nossa independência e a importância de uma força política que não se submete ao governo. Na democracia, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um”, disse Rueda.
“O que deve nos guiar é a construção de soluções e não demonstrações de desafeto. Minha prioridade continuará sendo a mesma, trabalhar por um futuro melhor para o Brasil, com estabilidade política, desenvolvimento econômico e respeito as instituições”, declarou ele.
Apesar do desembarque incipiente, isso não significa necessariamente que o União vá entregar automaticamente cargos na administração federal. A expectativa é que a sigla autorize parlamentares que tenham cargos a permanecer no governo, como, por exemplo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Isso deve acontecer também com o PP, do ministro dos Esportes, André Fufuca. O presidente da sigla, Ciro Nogueira, deve anunciar em breve o desembarque completo da sigla da base do governo, mas o partido vai liberar seus filiados a terem lotes na Esplanada do Ministério.
No caso do PP, além do Ministério dos Esportes, o partido detém cargos importantes na Caixa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
27.08.2025 15:37E depois, independente do resultado ou ganhador, voltam para a base do governo. Isso é partido de fato ou somente uma legenda de aluguel?