Pesquisas: anistia não. Prisão sim. E 2026 no radar

o antagonista

Assine Entre

22.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Pesquisas: anistia não. Prisão sim. E 2026 no radar

avatar
Ricardo Kertzman
3 minutos de leitura 08.04.2025 15:06 comentários
Análise

Pesquisas: anistia não. Prisão sim. E 2026 no radar

Juntos, antipetismo e a situação econômica do Brasil deverão ser fortes o suficiente para derrotar Lula em 2026

avatar
Ricardo Kertzman
3 minutos de leitura 08.04.2025 15:06 comentários 5
Pesquisas: anistia não. Prisão sim. E 2026 no radar
Foto: Reprodução de video
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Não. O Brasil não quer a anistia para os condenados pelos atos de vandalismo ocorridos na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, nem para os líderes, mandantes e financiadores da trama golpista que, não, não se resumiu apenas à violência daquele dia.

Os números nos são mostrados nas duas últimas pesquisas de opinião publicadas sobre o assunto. Enquanto no levantamento da Genial-Quaest, 56% dos entrevistados não querem a anistia, no Datafolha, 52% querem cadeia para Jair Bolsonaro, apontado pela Polícia Federal e denunciado pela Procuradoria-Geral da República como um dos responsáveis.

Estes números são importantes para rechaçar uma das principais teses falaciosas dos bolsonaristas, a de que o povo brasileiro está ao lado do “mito” e dos vândalos de 8 de janeiro e quer anistia para todos. Definitivamente, não é verdade. 

Anemia popular

Como observado e sabido, também nas ruas, haja vista as duas últimas manifestações bolsonaristas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com públicos bastante reduzidos, as alegações de Malafaia, Nikolas, governadores e do próprio Bolsonaro não se sustentam.

Neste sentido, é difícil acreditar que o Congresso Nacional irá de fato se mobilizar em uma cruzada que não encontra amparo político, legal e popular, muito menos aprisionar o país em uma discussão inútil que, seguramente, caso aprovada no parlamento, será rejeitada na Suprema Corte.

O bolsonarismo precisa de Bolsonaro, isso é fato. Mas a direita brasileira e, principalmente o antipetismo, não. Ao contrário. As mesmas pesquisas anteriores mostram que a rejeição do ex-presidente é enorme e comparável, inclusive, à de Lula. Ou seja, melhor seria a sua não participação direta nas eleições de 2026.

Cálculo eleitoral

Não foi à toa a participação dos governadores considerados pré-candidatos à Presidência da República no ano que vem, na manifestação de domingo, 6, na Avenida Paulista, em São Paulo. Dependentes dos votos bolsonaristas, lá estavam a beijar pés, mãos e botas sujas de golpismo e outras coisas mais.

Porém, há um limite tênue e perigoso em tamanha aproximação. Se “é a economia, estúpido” que decide uma eleição – e também é! -, a associação direta com Jair Bolsonaro pode trazer mais malefício eleitoral que o contrário. O terço “isentão” do eleitorado que se moveu em direção a Lula em 2022, está longe de amar o Jair..

A meu ver, o ideal à direita seria a união em torno de um único nome desde o primeiro turno, e quanto mais distante das pautas radicais bolsonaristas, melhor. Juntos, antipetismo e a situação econômica do Brasil deverão ser fortes o suficiente para derrotar Lula em 2026. Ninguém precisa de um Bolsonaro para atrapalhar.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Abelardo de la Espriella derrota candidato de Petro na Colômbia

Abelardo de la Espriella derrota candidato de Petro na Colômbia
2

Sabor Lava Jato

Sabor Lava Jato
3

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha
4

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano
5

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”
6

Governo restringe acesso de estados a sistema de alertas

Governo restringe acesso de estados a sistema de alertas
7

Ação nos EUA cita R$ 1,5 bilhão com irmã e pai de Vorcaro

Ação nos EUA cita R$ 1,5 bilhão com irmã e pai de Vorcaro
8

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump
9

Campanha de Lula acionou TSE mais de 60 vezes

Campanha de Lula acionou TSE mais de 60 vezes
10

Justiça proíbe Bradesco de encerrar única agência em cidade na Bahia

Justiça proíbe Bradesco de encerrar única agência em cidade na Bahia
1

Lula vai conduzir caso Jaques Wagner “da melhor forma possível”, diz Alckmin

Lula vai conduzir caso Jaques Wagner “da melhor forma possível”, diz Alckmin
2

Site oficial de Neymar manda indireta a Lula

Site oficial de Neymar manda indireta a Lula
3

Governo do DF cobra R$ 1 milhão de ONG ligada a ‘Dark Horse’

Governo do DF cobra R$ 1 milhão de ONG ligada a ‘Dark Horse’
4

PF vê semelhanças entre caso Jaques Wagner e propina no BRB

PF vê semelhanças entre caso Jaques Wagner e propina no BRB
5

“Neymar é craque e Lula é presidente turista”, diz Flávio Bolsonaro

“Neymar é craque e Lula é presidente turista”, diz Flávio Bolsonaro
6

Mais um teste para a popularidade artificial de Lula

Mais um teste para a popularidade artificial de Lula
7

Kim Kataguiri desiste de disputar governo de SP

Kim Kataguiri desiste de disputar governo de SP
8

Presidente da Bolívia decreta estado de emergência

Presidente da Bolívia decreta estado de emergência
9

Apoio de Trump a candidato é indiferente para maioria, diz Datafolha

Apoio de Trump a candidato é indiferente para maioria, diz Datafolha
10

Clarita Maia na Crusoé: Reabilitação política e violência doméstica

Clarita Maia na Crusoé: Reabilitação política e violência doméstica
1

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump
2

Governo reconhece que falsos alertas afetam credibilidade da Defesa Civil

Governo reconhece que falsos alertas afetam credibilidade da Defesa Civil
3

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”
4

Rodolfo Borges na Crusoé: De volta ao ventre do Atlântico

Rodolfo Borges na Crusoé: De volta ao ventre do Atlântico
5

Paulo Serra deixa disputa ao governo de São Paulo

Paulo Serra deixa disputa ao governo de São Paulo
6

Josias Teófilo na Crusoé: O tempo inverso no cinema

Josias Teófilo na Crusoé: O tempo inverso no cinema
7

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano
8

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha
9

Dennys Xavier na Crusoé: Cronicamente enlameados

Dennys Xavier na Crusoé: Cronicamente enlameados
10

Trump diz que primeiro-ministro do Reino Unido vai renunciar

Trump diz que primeiro-ministro do Reino Unido vai renunciar

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

anistia Jair Bolsonaro
< Notícia Anterior

Pipoqueiros e sorveteiros, uni-vos!

08.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Pipoqueiros e sorveteiros, uni-vos!
Próxima notícia >

Fluxo de apostas chega a R$ 30 bilhões por mês, diz BC

08.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Fluxo de apostas chega a R$ 30 bilhões por mês, diz BC
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Luis Eduardo Rezende Caracik

08.04.2025 16:34

Com tudo o que se passa no mundo agora, melhor seria que o Brasil, o congresso e o presidente atual focar em resolver nossos problemas internos, como por exemplo resolver o nosso déficit orçamentário, reverter o crescimento da dívida pública e resolver nossos problemas de segurança interna. Nem Bolsonaro, nem Lula são soluções. São parte do problema.


Ita

08.04.2025 16:23

Votei nele, fiquei aliviado quando não se elegeu e torço para que a liderança da direita afaste-se dele e de seu modo de proceder. Sou de direita.


Fabio B

08.04.2025 16:00

Teria chance de passar essa anistia, se estivesse bem claro que seria exclusivo para os doidinhos. Mas o Bolsonaro se mexe para algo sem visar algum ganho pessoal direto?


FRANCISCO

08.04.2025 15:41

Votei no cara, mas não esqueço o deboche dele com os doentes durante a pandemia. Bolsonaro se asile, para não ser preso, isso vai ser bom para o Brasil. Não fique aqui para atrapalhar a eleição, preso ou solto.


FRANCISCO

08.04.2025 15:35

Também acho, ninguém precisa do Bolsonaro. Ele faria um grande bem ao Brasil se fugisse o quanto antes para os Estados Unidos


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Luis Eduardo Rezende Caracik

08.04.2025 16:34

Com tudo o que se passa no mundo agora, melhor seria que o Brasil, o congresso e o presidente atual focar em resolver nossos problemas internos, como por exemplo resolver o nosso déficit orçamentário, reverter o crescimento da dívida pública e resolver nossos problemas de segurança interna. Nem Bolsonaro, nem Lula são soluções. São parte do problema.


Ita

08.04.2025 16:23

Votei nele, fiquei aliviado quando não se elegeu e torço para que a liderança da direita afaste-se dele e de seu modo de proceder. Sou de direita.


Fabio B

08.04.2025 16:00

Teria chance de passar essa anistia, se estivesse bem claro que seria exclusivo para os doidinhos. Mas o Bolsonaro se mexe para algo sem visar algum ganho pessoal direto?


FRANCISCO

08.04.2025 15:41

Votei no cara, mas não esqueço o deboche dele com os doentes durante a pandemia. Bolsonaro se asile, para não ser preso, isso vai ser bom para o Brasil. Não fique aqui para atrapalhar a eleição, preso ou solto.


FRANCISCO

08.04.2025 15:35

Também acho, ninguém precisa do Bolsonaro. Ele faria um grande bem ao Brasil se fugisse o quanto antes para os Estados Unidos



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé