Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa

24.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 06.04.2025 06:52 comentários
Brasil

Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o apoio à anistia é mais forte, mas ainda dividido, segundo levantamento da Quaest

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 06.04.2025 06:52 comentários 4
Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa
Reprodução

Enquanto bolsonaristas se preparam para um ato pela anistia neste domingo, 6, na Avenida Paulista, uma nova pesquisa da Quaest revela que a maioria da população é contrária ao perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo o levantamento, 56% dos brasileiros defendem que os envolvidos nas invasões às sedes dos Três Poderes devem continuar presos, cumprindo suas penas. Apenas 34% acreditam que eles já deveriam estar soltos ou que nunca deveriam ter sido detidos. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o apoio à anistia é mais forte, mas ainda dividido: 36% dizem que ninguém deveria ter sido preso, 25% acham que os detidos já deveriam estar em liberdade, e 32% apoiam a manutenção das prisões.

O levantamento também aponta que 49% da população acredita que Bolsonaro participou da tentativa de golpe, enquanto 36% discordam. Além disso, 52% consideram justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de torná-lo réu no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.

A possibilidade de prisão do ex-presidente também divide opiniões: 46% acham que ele será preso, e 43% acreditam que não. O dado, porém, reflete mais a polarização do eleitorado do que uma expectativa jurídica — 56% dos eleitores de Lula acreditam na prisão, contra 55% dos bolsonaristas que descartam essa hipótese.

Leia também: Kassab comenta posição do PSD sobre anistia

Mobilização pela anistia

O ato deste domingo na Avenida Paulista tem como principais bandeiras a denúncia de suposta “perseguição política” contra Bolsonaro e a defesa de que os condenados pelo 8 de janeiro são vítimas de injustiça. 

A mobilização ocorre em meio a dificuldades para o avanço do projeto de lei da anistia na Câmara dos Deputados e à resistência do STF em rever condenações.

A decisão recente do ministro Alexandre de Moraes de transferir a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos (foto) para prisão domiciliar foi recebida como um sinal positivo por aliados do ex-presidente. 

Débora ficou conhecida por ter pichado a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça durante os atos de 8 de janeiro. Ela foi condenada a 14 anos de prisão, mas Moraes reviu a medida após dois anos de detenção.

No sábado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou vídeo convocando a militância para o ato. Com apoiadoras vestindo camisetas com a frase “Anistia Já!” escrita com batom, o vídeo faz referência direta ao caso de Débora. A estratégia busca transformar a cabeleireira em símbolo da campanha por anistia.

Leia também: De 2015 a 2025: a decadência moral das manifestações de rua

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália
3

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos
4

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
5

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema
6

O país do dane-se

O país do dane-se
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã
9

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar
10

O BC na corda bamba entre cortar e convencer

O BC na corda bamba entre cortar e convencer
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Crusoé: “Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história”, diz Itamaraty

Crusoé: “Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história”, diz Itamaraty
2

Jantar saudável: 4 sopas ricas em proteínas para os dias frios

Jantar saudável: 4 sopas ricas em proteínas para os dias frios
3

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato
4

“Ele me desrespeitou”, diz Michelle sobre ligação de Flávio

“Ele me desrespeitou”, diz Michelle sobre ligação de Flávio
5

Lula avalia dois nomes para liderança no Senado

Lula avalia dois nomes para liderança no Senado
6

Veja 5 filmes imperdíveis que chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026

Veja 5 filmes imperdíveis que chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026
7

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado
8

Michelle critica PL no Ceará e desabafa sobre ataques de bolsonaristas

Michelle critica PL no Ceará e desabafa sobre ataques de bolsonaristas
9

Desaprovação de Lula cai para 37% no Lulômetro

Desaprovação de Lula cai para 37% no Lulômetro
10

Horóscopo: previsões para o signo de Câncer em julho de 2026

Horóscopo: previsões para o signo de Câncer em julho de 2026

< Notícia Anterior

A sequência de folgas mais aguardada do ano está chegando em abril

06.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Orlando Tosetto Júnior na Crusoé: O batom como arma revolucionária

06.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Luiz Filho

06.04.2025 15:06

Deve ser a maioria petista. Acho interessante que nenhum dos infiltrados e acobertados pelo G Dias aparece. Nem os do mst, cpx ou os black blocs.


Marian

06.04.2025 09:37

A maioria de qual lado? Sinceramente não creio que seja bem assim. A maioria quer homicidas, latrocidas, ladrões, corruptos e toda sorte de criminosos na cadeia e não vê nessas pessoas, a pecha de criminalidade que alguns tentam lhes tingir. Precisamos das filmagens . Das 185 câmeras do palácio da justiça, apenas 4 foram entregues.... Até prova o contrário, o pipoqueiro, o vendedor de bandeira, a manicure, a cabeleireira, idosos e tantos outros não são criminosos, não é assim a nossa legislação legal funciona?


Fabio B

06.04.2025 07:52

E o mais patético dessa história de "anistia" é ver que esses presos só fizeram o que fizeram porque foram manipulados por anos por políticos e influenciadores bolsonaristas. Eu lembro bem: quando a bomba estourou, todos tiraram o corpo fora. O próprio Bolsonaro chamou os caras de "baderneiros" e infiltrados. Jogou seus apoiadores na fogueira sem pestanejar. Agora, os mesmos que lavaram as mãos estão usando essa gente de novo. Essa manifestação agora não é por justiça, é puro palanque. Nada de concreto vai surgir dela, nada de concreto está em pauta. É só comício disfarçado pro Bolsonaro e seus oportunistas tentarem lucrar eleitoralmente. Ah, o governo do PT sabia que ia dar m3rda? Sabia sim. O Kim conseguiu provar que o Dino foi avisado por vários órgãos e não fez nada. Mas a CPI que poderia apurar isso foi sabotada, pela própria "oposição", inclusive, que preferiu ficar lacrar do que trabalhar de verdade. No fim, o governo conseguiu virar a CPI e o relatório jogou a responsabilidade exclusivamente nas costas do Bolsonaro, de tão incompetente que foram os bolsoanristas, mesmo tendo maioria na comissão. E vamos ser claros: essa galera presa não queria "liberdade de expressão". Eles foram por prática no caos, para que ocorresse uma intervenção militar e fosse dada o comando ao Bolsonaro. Essa era a ilusão deles. Queriam uma ditadura com "Bolsonaro no poder". Eu sou contra o PT, contra o STF abusando de todos os limites, mas não quero uma ditadura bolsonarista. Ainda prefiro consertar essa democracia torta por dentro, com um governo de direita de verdade, eleito. Não quero de forma alguma essa família de retardados e criminosos se eternizando no poder. Por isso, mesmo achando exagerada a reação do sistema, quero mais é que essa turma se lasque. Foram úteis idiotas antes, e continuam sendo agora.


Fabio B

06.04.2025 07:25

Quero que o Lula e sua quadrilha se lasquem junto com o Bolsonaro e o seu grupo de doidinhos. O povo está de saco cheio dessas duas bolhas. Ninguém engoliu a historinha de “defensores da democracia” do PT, assim como não compra o drama dos doidinhos presos. O povo de verdade está preocupado com crime, inflação e sobrevivência, não com teatro político. Que se explodam os dois lados.


Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.