15.10.2021
Maria da Penha: “MP não independente significa mulheres desprotegidas”
Maria da Penha divulgou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (15) pedindo a rejeição da PEC da Vingança, que aumenta a influência política sobre o Ministério Público. Vítima de violência doméstica, ela defendeu a independência do MP como um pilar para o combate a crimes do gênero...
Maria da Penha divulgou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (15) pedindo a rejeição da PEC da Vingança, que aumenta a influência política sobre o Ministério Público.
A bioquímica defendeu a independência do MP como um pilar para o combate a crimes do gênero.
“Na luta contra a violência doméstica, promotores e procuradores agem para garantir o direito da vítima e, acima de tudo protegê-la. No entanto, uma PEC quer limitar a autonomia desse trabalho, o que trará prejuízos para todo esse trabalho.”
Segundo Maria da Penha, se a PEC for aprovada, milhões de mulheres podem ficar desprotegidas.
“O MP não independente significa não só mulheres desprotegidas, mas toda a sociedade. Os brasileiros não podem permitir isso e devem dizer não à PEC 05.”
Maria da Penha foi alvo de duas tentativas de assassinato do próprio marido e ficou paraplégica em 1983. Seu caso virou um símbolo da luta contra a violência doméstica e deu origem à Lei Maria da Penha, em 2006, que visa a combater crimes do gênero.