Crusoé: “Corram, humanos, corram”
Exercícios físicos tiveram sua largada nos deslocamentos populacionais pré-históricos, passaram pela China e pela Grécia, até chegarem às academias de hoje, escreveu Diego Braga Norte na Crusoé...
Exercícios físicos tiveram sua largada nos deslocamentos populacionais pré-históricos, passaram pela China e pela Grécia, até chegarem às academias de hoje, escreveu Diego Braga Norte na Crusoé.
“O Brasil detém um vice-campeonato pouco conhecido e que deveria ser mais comemorado. O país é o segundo em número de academias, com cerca de 30 mil unidades, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem 41 mil, de acordo com o IHRSA Global Report de 2021, relatório global sobre o mercado fitness. Está entre os líderes no pódio a despeito de ter apenas a sétima maior população global. Quando as pessoas se exercitam nas academias, nos clubes e nas ruas, correndo e pedalando, repetem um comportamento que está com os seres humanos desde os seus primórdios.”
“Se, no prelúdio da humanidade, homens e mulheres tinham de se mexer muito se quisessem sobreviver, hoje, a maioria da população está bem longe de atingir a meta recomendada pela Associação Americana de Medicina: caminhar, no mínimo, 10 mil passos por dia. Na pré-história, atividades como correr, caçar, subir em árvores e fazer longas caminhadas, por exemplo, faziam parte da rotina básica das tribos nômades primitivas.”
“Com todas as benesses e inovações do mundo moderno, o número médio de passos que alguém dá por dia é de 4.961. E o Brasil está entre os últimos colocados neste ranking, com 4.289 passos diários, em média. Os dados são de uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que acompanhou 700 mil pessoas em diversas cidades do mundo que concordaram em compartilhar anonimamente suas caminhadas diárias através de um aplicativo de celular.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)