Arcebispo de São Paulo critica “cultura polarizada, míope e maniqueísta”
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, criticou em artigo no jornal O São Paulo, da própria Arquidiocese, o que chamou de "cultura polarizada, míope e maniqueísta". "A cultura polarizada, míope e maniqueísta do nosso tempo perdeu muito do sentido da misericórdia nas relações humanas...
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, criticou em artigo no jornal O São Paulo, da própria Arquidiocese, o que chamou de “cultura polarizada, míope e maniqueísta”.
“A cultura polarizada, míope e maniqueísta do nosso tempo perdeu muito do sentido da misericórdia nas relações humanas. A falsa ideia de que vivemos envolvidos numa luta entre o bem e o mal supõe que o bem está todo de um lado e o mal está todo do outro, e que o importante é criar uma bolha, em que a gente se sente da parte ‘do bem’. E, de dentro dessa bolha, aponta-se o dedo contra ‘os do mal’, jogando pedras e querendo eliminar quem não é da nossa bolha”, escreveu o bispo considerado da ala moderada da CNBB.
Dom Odilo não cita Lula nem Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, o atual presidente, candidato à reeleição com o apoio de parcela significativa dos evangélicos, tem dito que a disputa eleitoral deste ano será “entre o bem e o mal”.
“Esse tipo de comportamento farisaico não tem nada com uma cultura permeada pelo Evangelho”, escreveu o bispo católico.
Leia também: “Enxergo o risco de uma virada para a ditadura”, diz arcebispo de São Paulo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)