Dennys Xavier na Crusoé: Democracia, uma experiência fadada ao fracasso? Terceiro ponto
Políticos são administradores temporários do aparato estatal e não proprietários permanentes do governo

Trago a vocês um terceiro ponto de reflexão sobre questões que eu diria serem inseparáveis do regime democrático e que, então, tornam a sua existência, para dizer o mínimo, sobremaneira complicada.
Hans-Hermann Hoppe, economista da tradição austríaca e filósofo libertário, formulou uma das críticas mais contundentes à democracia moderna, fundamentando-se no conceito de preferência temporal.
Esse conceito, originalmente desenvolvido por economistas como Ludwig von Mises e Eugen von Böhm-Bawerk, refere-se à relação entre o valor que as pessoas atribuem ao consumo presente em comparação ao consumo futuro, vale dizer: uma baixa preferência temporal significa que os indivíduos valorizam mais o futuro e são propensos a poupar e a investir, enquanto uma alta preferência temporal indica uma tendência ao consumo imediato e à negligência do longo prazo.
Em termos cotidianos isso é bem fácil de compreender. Um casal sem filhos tenderá naturalmente a fazer cálculos de tempo diversos de um casal com filhos.
Se não vou deixar nada para nenhum herdeiro, pode ser que queira aproveitar mais hoje (alta preferência temporal) o resultado das minhas conquistas.
Diversamente disso, se considero deixar algum legado material para meus filhos, a chave temporal de cálculo tende a lançar-se para o longo prazo (baixa preferência temporal), incluindo até mesmo período no qual não estarei aqui, por conta do conforto que desejo oferecer aos descendentes.
Democracia
Hoppe argumenta que a democracia, ao contrário da monarquia ou de um sistema de propriedade privada absoluta, incentiva uma preferência temporal mais elevada e irresponsável no gerenciamento das coisas do Estado.
Isso acontece porque, num regime democrático, os políticos são administradores temporários do aparato estatal e não…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)