Tarifas a países que não fecharem acordo serão entre 15% e 20%, diz Trump
Governo americano deve enviar cartas para cerca de 200 países, avisando essas nações sobre a tarifa esperada às exportações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira, 28, que o governo americano deve impor tarifas na faixa de 15% a 20% aos produtos dos países que não alcançarem um acordo comercial negociado com Washington.
“Eu diria que será em algum lugar na faixa de 15% a 20%”, falou Trump a jornalistas, sentado ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na Escócia. “Provavelmente um desses dois números”, acrescentou.
Ainda de acordo com o presidente americanos, os Estados Unidos enviarão em breve cartas para cerca de 200 países, avisando essas nações sobre a tarifa esperada sobre as exportações aos EUA. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O presidente americano não deixou claro se o patamar citado valerá também para o Brasil. Em 9 de julho, ele anunciou tarifas extras de 50% sobre todos os produtos do Brasil, em uma carta enviada ao presidente Lula (PT); elas estão previstas para entrar em vigor na sexta-feira, 1º.
Críticas ao tarifaço
Nesta segunda-feira ainda, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) voltou a criticar a decisão dos Estados Unidos de impor as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros e disse esperar “o consenso e o bom senso” para o desfecho das negociações sobre a medida.
Segundo a nota, que é assinada pelo presidente da CNI, Ricardo Alban, “não existe qualquer justificativa econômica/comercial para o Brasil ter saído de uma posição do ‘piso’ de 10% para uma inexequível posição de ‘teto’ de 50%“.
Alban diz que a Confederação quer acreditar que essa situação “não se deva única e exclusivamente a uma escalada de posições políticas e geopolíticas”. “O que, certamente, seria inaceitável para não só às relações comerciais, bem como para toda a sociedade brasileira e americana. É imperativo refletir sobre possíveis equívocos de natureza política/ideológica que tenham agravado a presente situação”, acrescenta.
Senadores foram aos EUA
Os integrantes da comissão externa do Senado destinada a manter diálogo in loco com parlamentares americanos sobre as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos viajaram neste fim de semana a Washington.
O grupo de oito senadores terá reuniões com empresários, autoridades americanas, especialistas em comércio internacional e representantes de organismos multilaterais, na capital, entre 28 e 30 de julho, para discutir sobre a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor o tarifaço.
O objetivo dos senadores é tentar reverter a medida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)