Secretário da Otan promete apoio dos aliados à Polônia: “Defender cada centímetro”
Primeiro-ministro polonês solicitou invocação do Artigo 4 da Otan, após invasão de drones russos
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou nesta quarta-feira, 10, que os países aliados estão “determinados a defender cada centímetro” da Polônia.
O comentário foi feito após dezenove drones russos invadirem o território polonês na noite de terça, 9, e serem abatidos por caças da Polônia e da Holanda.
“Os Aliados da OTAN se solidarizam com a Polônia e denunciam o comportamento imprudente da Rússia após a violação do espaço aéreo polonês por drones russos. Os aliados estão determinados a defender cada centímetro do território aliado. Monitoraremos a situação de perto, com nossas defesas aéreas sempre a postos”, disse Rutte.
Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, solicitou formalmente a invocação do Artigo 4 da Otan, que é um passo anterior.
“Nas minhas conversas de hoje com [o francês] Emmanuel Macron, [o britânico] Keir Starmer, o [ucraniano] Volodymyr Zelensky, a [italiana] Giorgia Meloni, o [alemão] Friedrich Merz, o [holandês] Dick Schoof e o secretário-geral da Otan [Mark Rutte], aceitei não apenas expressões de solidariedade com a Polônia, mas sobretudo propostas de apoio concreto à defesa aérea do nosso país.”
O Artigo 4 permite a convocação dos membros da aliança militar para negociações urgentes, quando um membro teme que sua segurança esteja em risco.
Rutte afirmou que o Conselho do Atlântico Norte se reuniu para abordar a situação.
Em seu artigo 5º, a Otan estabelece que um ataque a um de seus membros deve provocar a reação coletiva de todos os seus membros.
Leia também: Drones russos na Polônia podem escalar guerra na Ucrânia?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)