Reino Unido envia destróier ao Oriente Médio
HMS Dragon atuará em coordenação com França em missão no Estreito de Ormuz
O Reino Unido anunciou neste sábado, 9, o envio do destróier HMS Dragon ao Oriente Médio como parte dos preparativos para uma possível missão de proteção à navegação no Estreito de Ormuz.
A medida ocorre em coordenação com a França, que deslocou recentemente seu grupo de porta-aviões para o sul do Mar Vermelho.
Segundo o Ministério da Defesa britânico, o navio foi pré-posicionado para integrar uma eventual coalizão multinacional destinada a garantir a segurança da rota marítima.
“O pré-posicionamento do HMS Dragon faz parte de um planejamento prudente que garantirá que o Reino Unido esteja pronto, como parte de uma coalizão multinacional liderada conjuntamente pelo Reino Unido e pela França, para assegurar o Estreito, quando as condições permitirem”, disse um porta-voz do ministério.
O Estreito de Ormuz é considerado estratégico para o comércio global de energia.
Antes da guerra entre Irã, Israel e Estados Unidos, cerca de 20% do petróleo e do gás natural liquefeito consumidos no mundo passavam pela região.
Plano conjunto
França e Reino Unido articulam um plano para restabelecer a confiança na rota comercial diante da instabilidade provocada pelo conflito iniciado em fevereiro.
A proposta prevê uma passagem segura para embarcações, mas depende de coordenação com o Irã. Ao menos 12 países demonstraram interesse em participar da iniciativa.
O regime iraniano pretende cobrar taxas pela travessia de navios no Estreito de Ormuz, medida contestada pelos Estados Unidos sob o argumento de defesa da liberdade de navegação.
O HMS Dragon já havia sido enviado ao Mediterrâneo Oriental em março, após o início da guerra, para apoiar a defesa do Chipre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)