Nicolás Maduro chega a Nova York
Avião que transportava ditador e esposa pousou nas proximidades da Stewart Air National Guard Base
O ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegaram a Nova York após serem capturados pelas forças dos Estados Unidos em uma operação militar realizada na madrugada deste sábado, 3, na Venezuela. A aeronave com o casal pousou nas proximidades da Stewart Air National Guard Base, segundo autoridades americanas e redes de TV dos EUA.
Maduro e Flores haviam sido levados inicialmente ao navio anfíbio USS Iwo Jima, da Marinha dos EUA, que operava no Caribe.
Após o desembarque em território americano, o presidente venezuelano deve ser transportado de helicóptero para Nova York, onde será formalmente processado.
Prisão e acusações
Segundo fontes ouvidas pela NBC News, Maduro deverá ser encaminhado ao Metropolitan Detention Center, em Manhattan, e pode comparecer à Justiça ainda neste sábado ou, no mais tardar, na noite de segunda-feira.
O venezuelano deve responder a acusações relacionadas a tráfico de drogas e armas em um tribunal federal de Nova York na próxima semana.
A captura foi confirmada pelo presidente Donald Trump, que afirmou que a operação ocorreu em Caracas e foi conduzida por forças especiais americanas, sem baixas entre as tropas dos EUA.
Vamos governar a Venezuela, diz Trump
Em coletiva de imprensa, Trump afirmou neste sábado que os Estados Unidos vão governar a Venezuela “até que haja uma transição adequada e justa”.
“Estávamos preparados para atacar novamente, um ataque muito maior, mas isso provavelmente não será necessário”, disse.
O presidente americano disse ainda que não permitirá que ninguém próximo a Maduro continue no poder.
“Teremos um grupo de pessoas administrando a Venezuela, incluindo as pessoas atrás de mim”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Flavio marega
03.01.2026 20:41Que maduro apodreça.