Macron cobra respostas a estudantes em protesto
Presidente francês pede ao governo medidas objetivas em poucas semanas, após três semanas de bloqueios escolares e quase 8.000 detenções
O presidente da França, Emmanuel Macron, exigiu nesta quarta-feira, 14, que o governo apresente, nas próximas semanas, soluções claras para as demandas de estudantes que mantêm escolas e institutos bloqueados desde o fim de setembro.
Segundo a porta-voz Maud Bregeon, Macron considera as reivindicações legítimas, mas afirma que elas estão sendo usadas politicamente. O recado foi dado após a reunião do Conselho de Ministros, um dia depois de atos em várias cidades.
Prioridades definidas pelo presidente
Bregeon disse que Macron pediu medidas sobre as instalações escolares, os horários de aula, a orientação acadêmica e a substituição de professores ausentes. O ministro da Educação, Édouard Geffray, informou que 3.000 docentes serão designados para substituições nos próximos dias. Até o fim da reunião, 2.000 já tinham assumido os postos.
Geffray recebe as associações estudantis nesta quinta-feira, 15. Em entrevista à BFMTV, afirmou que cerca de 4% dos 3.700 institutos do país seguiam fechados.
Bregeon separou dois planos do conflito: “Precisamos distinguir, de um lado, as reivindicações legítimas e, de outro, as violências inadmissíveis, que são instrumentalizadas e se transformam em violência urbana, com confrontos com as forças da ordem e com funcionários da Educação Nacional como alvos. Isso deve ser condenado unanimemente”, declarou.
Atos de terça e disputa de números
As manifestações de terça-feira, 13, em Paris, Lyon e outras cidades, reuniram 161.500 pessoas, de acordo com o Ministério do Interior. Os sindicatos estudantis que convocaram as marchas falam em 480.000. A diferença entre as contagens é comum em grandes mobilizações francesas.
Os líderes do movimento exigem 10 bilhões de euros adicionais para a educação no Orçamento de 2027 e dizem que não abrirão mão do valor. Houve confrontos nas margens das concentrações em Paris e Lyon, onde a polícia usou gás lacrimogêneo.
Embate político
O primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, acusou o partido de esquerda A França Insubmissa (LFI), de Jean-Luc Mélenchon, de atiçar o movimento durante sessão de perguntas ao governo no Senado: “Eles atiçaram as chamas, depois fingem condenar a violência, e agora até se esqueceram de fazê-lo. Essa hipocrisia prejudica a França”, afirmou.
Mélenchon, candidato da LFI à Presidência, participou de uma das marchas em Paris. O Executivo viu no gesto uma prova de instrumentalização eleitoral. A Reunião Nacional (RN), de extrema direita, que lidera as pesquisas para a eleição presidencial de abril e maio de 2027, apoiou os policiais mobilizados e responsabilizou os estudantes pela violência.
Detenções, feridos e denúncias contra a polícia
O Ministério da Justiça contabiliza 7.950 detidos desde o início dos protestos, dos quais 6.773 são menores de idade. Vinte e seis pessoas estão em prisão preventiva. Lecornu citou 148 profissionais da educação, 937 policiais e 248 estudantes feridos, alguns em estado grave.
O sindicato policial Alliance anunciou que vai processar o Estado por colocar agentes em risco, em razão de “ordens contraditórias”. Para a entidade, os policiais se sentem “expostos à violência e abandonados à mercê da hostilidade pública”.
Férias e novos atos
O governo espera que as férias escolares, que começam no sábado, 17, e vão até o início de novembro, reduzam a mobilização. Os líderes estudantis mais ativos, porém, prometem manter a pressão e convocam novos atos no mesmo sábado, organizados nas redes sociais contra o custo de vida. As convocações defendem a volta dos “coletes amarelos”, movimento que protagonizou os protestos de 2018 na França.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)