Israel e Irã poderão ser parceiros após queda do regime, diz Netanyahu
“Estamos enviando força aos cidadãos heróicos e corajosos do Irã”, afirma primeiro-ministro israelense
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (foto) afirmou neste domingo, 11, que Israel e o Irã poderão se tornar parceiros novamente após a queda do atual regime em Teerã.
“Estamos enviando força aos cidadãos heróicos e corajosos do Irã — e, uma vez que o regime caia, faremos coisas boas juntos para o benefício de ambos os povos”, disse o premiê durante reunião semanal de gabinete, segundo a imprensa israelense.
“Todos nós esperamos que a nação persa seja em breve libertada do jugo da tirania”, acrescentou Netanyahu. “E quando esse dia chegar, Israel e o Irã se tornarão novamente parceiros fiéis na construção de um futuro de prosperidade e paz.”
Mais cedo, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, alertou que qualquer intervenção dos Estados Unidos levaria Teerã a atacar Israel e bases americanas na região como “alvos legítimos”.
Estado de alerta
Israel mantém alerta máximo diante da possibilidade de intervenção americana no Irã, segundo fontes israelenses ouvidas pela Reuters.
Nos últimos dias, o presidente americano Donald Trump ameaçou intervir e afirmou que os EUA estão “prontos para ajudar” os manifestantes.
Em uma ligação telefônica, Netanyahu e o secretário de Estado americano Marco Rubio discutiram a possibilidade de intervenção no Irã, também de acordo com a agência.
Um funcionário americano confirmou a conversa, sem detalhar os tópicos discutidos.
Mortos
Os protestos continuaram no sábado em várias cidades e vilarejos iranianos.
Segundo a Human Rights Activists News Agency (HRANA), o número de mortos relacionado às manifestações subiu para mais de 116, sendo 37 membros das forças de segurança.
Já a Iran Human Rights registra pelo menos 192 mortos, número que pode crescer devido às restrições de comunicação.
Apagão online
O apagão da internet no Irã já dura mais de 60 horas, segundo o monitor NetBlocks.
O diretor da NetBlocks, Alp Toker, afirmou à CNN internacional que parte da população tem conseguido se comunicar por meios alternativos, como terminais Starlink contrabandeados ou sinais de redes de países vizinhos.
Vídeos enviados para fora do país mostram manifestantes nas ruas do bairro Punak, em Teerã, com celulares acesos, batendo em metais e soltando fogos de artifício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
11.01.2026 09:45Como já foram.