Israel alerta Irã contra ataques a civis: “Teerã vai queimar”
Recado é do ministro da Defesa para o líder iraniano Ali Khamenei

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, alertou o líder iraniano Ali Khamenei para as consequências de manter os ataques de missões balísticos contra a população civil, que já feriram cerca de 80 pessoas, três das quais não resistiram e morreram.
“O ditador iraniano está transformando os cidadãos do Irã em reféns e criando uma realidade na qual eles, especialmente os moradores de Teerã, pagarão um alto preço pelo ataque criminoso contra civis israelenses”, disse Katz durante uma avaliação na manhã deste sábado, 14, com o chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Eyal Zamir, o diretor do Mossad, David Barnea, entre outros altos oficiais militares.
“Se Khamenei continuar a disparar mísseis contra a retaguarda israelense, Teerã irá queimar”, avisou Katz.
A ofensiva de Israel iniciada na noite de quinta-feira, 12, atingiu a instalação nuclear de Isfahan – cidade no centro do Irã, a 340 quilômetros de Teerã -, destruindo infraestrutura de conversão de urânio e laboratórios.
O ataque foi lançado depois que a inteligência israelense identificou esforços do Irã para enriquecer urânio de grau militar no local.
A atividade em Isfahan “não deixa dúvidas de que o Irã estava trabalhando para produzir armas de destruição em massa”, disseram os militares.
O Irã revidou ao longo da sexta-feira, 13, disparando cerca de 200 mísseis balísticos contra Tel Aviv e outras cidades de Israel.
A maioria foi interceptada pelas defesas aéreas israelenses. Segundo os militares, cerca de 25%, menos de 50, portanto, não foram interceptados “de acordo com o protocolo”, permitindo que atingissem áreas abertas sem causar danos a qualquer infraestrutura crítica.
Um “pequeno número” de mísseis conseguiu passar pelas defesas aéreas e causou vítimas e danos, inclusive em áreas residenciais de Tel Aviv, Ramat Gan e Rishon Lezion, no centro de Israel, segundo as Forças de Defesa do país.
Os militares disseram nesta manhã que todas as suas bases, incluindo as aéreas, estão operando normalmente, sem danos à sua funcionalidade.
Vários drones disparados contra Israel durante a noite também foram abatidos pela Força Aérea e pela Marinha israelenses. Isso ocorreu após 100 drones disparados pelo Irã na sexta-feira terem sido interceptados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)